terça-feira, 28 de maio de 2013

UE suspende embargo de armas à oposição síria

UE suspende embargo de armas à oposição síria

A decisão foi tomada a fim de tentar acelerar o fim do conflito que já dura três anos

EFE
Bruxelas - A União Europeia (UE) deixará sem validade a partir do dia 31 de maio seu embargo de armas à oposição síria, mas todos os membros se comprometeram a não entregar armamento até 1º de agosto e a respeitar uma série de condições. Além disso, o ministro de Relações Exteriores espanhol, José Manuel García-Margallo, indicou que todas as sanções vigentes contra o regime de Bashar al Assad serão prorrogadas por um ano.
"A UE decidiu pôr fim ao embargo de armas à oposição síria e manter todas as demais sanções à Síria", confirmou o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, que assegurou que o resultado é o que Londres buscava. Hague ressaltou que o Reino Unido não tem "planos imediatos para enviar armas à Síria", mas destacou que a decisão de hoje dá "flexibilidade para responder no futuro se a situação continuar piorando".
Manifestação a favor de Assad
Foto:  Efe

Londres estava há meses insistindo neste passo, que era rejeitado de início por uma maioria de países, um grupo que nos últimos dias foi perdendo adeptos, entre eles a Espanha. Segundo García-Margallo, o governo espanhol se viu forçado a dar esse giro pela evolução das circunstâncias na Síria, a internacionalização do conflito e a necessidade de tentar acelerar seu fim.
Hoje, a Áustria surgiu como grande crítica da iniciativa impulsionada pelo Reino Unido e, em menor medida, pela França, que contavam com o trunfo de que o atual regime de sanções à Síria vencia no final de mês; motivo pelo qual, faltando um acordo, todas perderiam efeito.
Após horas de negociações, os ministros dos 27 países da UE não alcançaram uma posição comum sobre o embargo à oposição, por isso este desaparecerá no próximo dia 31, como queriam Paris e Londres.
Em paralelo, os países pactuaram um acordo intergovernamental no qual se comprometem a não entregar armas até 1º de agosto a fim de "dar uma oportunidade ao diálogo" no marco da possível conferência de paz de Genebra promovida por Estados Unidos e Rússia, explicou García-Margallo. Nesse texto, indicou, estão incluídas ainda condições que limitam a entrega de armas que tenham como fim a proteção dos civis e salvaguardas para garantir que não caíam nas mãos erradas.
Enquanto isso, os 27 decidiram manter as demais sanções impostas à Síria, que incluem uma grande bateria de medidas diplomáticas, financeiras e comerciais contra Damasco, segundo confirmaram vários ministros.


    Nenhum comentário: