quarta-feira, 22 de maio de 2013

UFRJ recebe 14 mil em evento


UFRJ recebe 14 mil em evento

Universidade quer aproximar estudantes dos cursos de graduação

O DIA
Rio - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebe, nos dias 22 e 23 de maio, 14 mil alunos de Ensino Médio das redes pública e privada, para participarem do projeto Conhecendo a UFRJ, criado pela universidade para aproximar os estudantes dos cursos de graduação.
Em sua nona edição, o evento receberá cerca de 7 mil estudantes por dia, na Escola de Educação Física e Desportos, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro
O vice-reitor da UFRJ, Antônio Ledo, fará a abertura do Conhecendo a UFRJ, na próxima quarta-feira, às 8h30, no Ginásio Verdão (Espaço 1).
Logo após, haverá uma grande palestra sobre o processo de seleção para os cursos de graduação, que na UFRJ é feito exclusivamente através do sistema Enem/Sisu. A partir das 7h30, os estudantes receberão a credencial para ter acesso ao local.
Nos dois dias de evento, a UFRJ receberá 210 escolas da Região Metropolitana do Rio, Região dos Lagos, Região Serrana e Médio Paraíba. O principal objetivo é atingir alunos da rede pública de ensino, que em geral possuem menor acesso às fontes de informação sobre a universidade.
Ao mesmo tempo, o projeto visa motivar alunos desta rede a ingressar no ensino superior público, algo que muitas vezes não é visto como possibilidade real por estes estudantes. Das escolas visitantes, 60% serão da rede pública.
Levantamento feito a partir de edições anteriores mostrou que 85% dos visitantes disseram que as apresentações do Conhecendo a UFRJ influenciaram em sua decisão na escolha do curso de graduação.
A UFRJ recebe, por ano, mais de 9 mil novos alunos. Maior universidade federal do país, possui cerca de 60 mil estudantes, dos quais aproximadamente 80% são da graduação.
Nos dois dias de evento, coordenadores e professores de todos os cursos de graduação da UFRJ se revezarão em oito espaços, apresentando seus cursos e respondendo às perguntas dos visitantes, explicando e detalhando o que cada uma das carreiras significa e abordando temas como mercado de trabalho, opções de pesquisa e extensão, permitindo que os futuros graduandos tenham uma visão mais ampla de cada carreira. Todas as palestras sobre cursos terão, ao final, um tempo reservado para perguntas livres da plateia.
Programação
Nos dois dias de evento, entre 10h e 16h40, os estudantes poderão optar entre aproximadamente 50 palestras diárias sobre cursos de graduação.
Paralelamente, a Tenda Cultural, com atividades entre 11h e 14h, exibirá apresentações de música, dança e teatro, além de palestras, para que os estudantes tenham ideia do tipo de produção e dos métodos empregados pelos cursos nas áreas de artes da UFRJ.
Os visitantes terão ainda contato com os alunos da graduação, que irão mostrar a localização física dos cursos e setores administrativos, através de dois ônibus, em roteiro pela Cidade Universitária.
Também serão os próprios graduandos que estarão em estandes, conversando com os visitantes, expondo informações sobre cursos, através de fotos, vídeos e apresentações de trabalhos práticos.
Conhecendo a UFRJ 2013
Quando: 22 e 23 de maio
Onde: Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) - Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária, Rio de Janeiro
Horário:
22/05, quarta-feira: abertura às 8h30, atividades entre 10h e 16h40
23/05, quinta-feira: abertura às 8h30, atividades entre 10h e 16h40

Nenhum comentário: