quinta-feira, 13 de junho de 2013

A fé de Felipão em Trindade

A fé de Felipão em Trindade

Cidade recebe devotos, como o técnico da Seleção, todo ano

ANA CARLA GOMES
Goiânia - O cartaz com a programação do evento, numa das mesas da paróquia, mostra que a cidade de Trindade está perto de sua grande festa anual. No próximo dia 28, o pequeno município goiano começa a receber romeiros de todos os cantos do país. Gente de muita fé como o técnico Luiz Felipe Scolari, que rezou no Santuário do Divino Pai Eterno no último dia 6 e, assim como milhares de devotos, já percorreu a pé os 18 quilômetros que separam o trevo próximo ao Terminal do Padre Pelágio, na saída de Goiânia, até a cidade religiosa.
Marcos Antônio de Araújo com Felipão e Murtosa na visita do técnico à Trindade
Foto:  André Luiz Mello / Agência O Dia
“Começa dia 28 e vai até 7 de julho. É uma romaria muito tradicional, as pessoas vêm agradecer e rezar. Já são 174 anos de história. Trindade é uma cidade de turismo religioso, que atrai devotos do Divino Pai Eterno. São dois milhões e meio de visitantes por ano de todos os estados brasileiros”, afirmou o padre Marco Aurélio, de 34 anos.
O padre, que não se encontrou com Felipão na semana passada, já viu o técnico numa visita anterior à Trindade e destacou a ligação dele com a cidade.
“Sempre que está em Goiânia, ele vem a Trindade rezar, celebrar a devoção e traz pessoas com ele. E ele já veio caminhando na rodovia dos romeiros. Ele é muito discreto”, disse o padre, referindo-se ao trajeto percorrido pelo treinador em 2003, a pé, um ano após a conquista do pentacampeonato mundial com a Seleção.
Quem encontrou com Felipão em Trindade no último dia 6 foi o segurança Marcos Antônio de Araújo, de 53 anos.
“Ele ficou uns dez minutos e veio com o Murtosa (o auxiliar técnico Flávio Murtosa). Ele já estava rezando quando o vi. Pedi para tirar uma foto e ele aceitou, mas fora da igreja. Desejei boa sorte para ele. Tomara que ele traga esse título para nós”, afirmou Marcos, lembrando que, três dias depois da visita a Trindade, Felipão já estava em ação, em Porto Alegre: “Depois que ele veio aqui em Trindade, o Brasil já ganhou da França por 3 a 0. A partir do momento em que você busca alguma coisa, é importante ter fé”.
SALA DE MILAGRES
Além da igreja matriz, decretada recentemente Patrimônio Cultural, há uma basílica também em Trindade dedicada ao Pai Eterno. Lá, há uma sala de milagres, onde os fiéis deixam objetos pessoais, principalmente fotografias. A partir do dia 28, a cidade estará em festa, com a visita dos romeiros. No cartaz do evento, a programação do primeiro dia prevê uma alvorada festiva, às 5h. Durante dez dias também haverá o tradicional desfile dos carros de boi, encontros de reflexão com os jovens e procissão.
Igreja recebe fiéis para sua festa anual
Foto:  André Luiz Mello / Agência O Dia
Enquanto a cidade estiver em festa, Felipão poderá estar se preparando para brigar por mais um título: a final da Copa das Confederações será no dia 30, no Maracanã. Sempre com muita fé.


    Nenhum comentário: