segunda-feira, 10 de junho de 2013

África do Sul em clima de comoção por Mandela

África do Sul em clima de comoção por Mandela

Saúde frágil do líder negro leva milhares às igrejas em orações pelo ex-presidente

O DIA
Pretória - A África do Sul se uniu ontem em corrente de orações pela recuperação do ex-presidente Nelson Mandela, o Madiba, como é popularmente conhecido. Herói da luta contra a segregação racial e Prêmio Nobel da Paz em 1993, Mandela, de 94 anos, está hospitalizado desde sábado, vítima de uma infecção pulmonar, e seu caso, embora estável, é grave. Ontem, milhares de pessoas participaram de missas em sua homenagem.
“É hora de deixá-lo partir”. Foi a manchete do jornal sul-africano “Sunday Times”, em sua página na internet. “Agora, a família deve deixar que Deus atue à sua maneira”, disse ao jornal, Andrew Mlangeni, amigo de Mandela, que resume opinião compartilhada em redes sociais da África do Sul.
Artista indiano Sudarshan Pattnaik fez escultura de Mandela, na praia, em Puri: “Fique bem logo”, em inglês
Foto:  Reuters
Diremos ‘obrigado, Deus, nos deu este homem' e também o deixaremos partir”, completou Mlangeni. No Twitter, crescem apelos por um fim tranquilo de Mandela. “Temos de rezar para que fique bem ou para que Deus o liberte do sofrimento? Acho que é hora de deixá-lo partir”, escreveu um internauta.
Desde o anúncio de sua internação, na madrugada de sábado, a presidência não divulga informações sobre seu estado. A última informação médica dizia que sua situação era “grave, mas estável”.
Segundo jornalistas, Mandela teria recebido duas vezes a visita da família, no hospital de Pretória, onde ele estaria sendo tratado. A presidência se nega, porém, a confirmar até mesmo a instituição em que ele está internado.
Mandela fará 95 anos em 18 de julho. Em dois anos e meio, esta é sua quarta internação por problema pulmonar, além de uma ida ao hospital para a realização de exames.
Vários líderes estrangeiros manifestaram preocupação com a saúde de Mandela. O primeiro-ministro britânico David Cameron enviou mensagem desejando sua rápida recuperação. Já o presidente americano Barack Obama disse que Mandela é uma “figura inspiradora” e que estará orando por ele.


    Nenhum comentário: