quarta-feira, 12 de junho de 2013

Até os homens pedem ajuda a Santo Antônio

Até os homens pedem ajuda a Santo Antônio

Pedidos de ajuda ao Santo Casamenteiro já não são exclusividade das mulheres. Igreja no Largo da Carioca reabre amanhã após dois anos fechada para obras

MARIA LUISA BARROS
Rio - Não são só elas que contam com a ajuda divina para subir ao altar. Devotos de Santo Antônio, os homens também recorrem ao Santo Casamenteiro — como mostram os pedidos depositados em urnas no Santuário, no Largo da Carioca.
“Os homens pedem a Santo Antônio para encontrar a pessoa amada. Indicam até a cor dos olhos e dos cabelos. São exigentes”, revela frei Ivo Müller, guardião do convento.
Após dois anos de restauro, a Igreja de Santo Antônio reabrirá amanhã as portas para celebrar o dia de um dos santos mais queridos dos brasileiros. São esperados cerca de 120 mil fiéis para a festa que começa às 5h30, com a primeira missa.
Frei Ivo Müller, guardião da Igreja de Santo Antônio, no Centro: além de casamentos, pedidos para comprar casa própria e passar em concursos
Foto:  Alexandre Brum / Agência O Dia
As celebrações ocorrerão a cada hora e meia, até 19h. Haverá distribuição de pãezinhos, que como manda a tradição, devem ser guardados em lata de mantimentos para que não falte alimento na casa. A programação terá quermesse com comidas típicas e o tradicional bolo de Santo Antônio.
Segundo frei Ivo, além dos pedidos de casamento, os fiéis procuram Santo Antônio para conseguir emprego, pagar dívidas, comprar a casa própria e passar em concursos. “A pessoa promete que doará o primeiro salário para as obras da igreja”, diz o religioso.
A aposentada Adalgisa Valente trabalha como voluntária no santuário para retribuir a graça alcançada. “Meu marido se curou de um câncer”, conta. Como ela, as professoras Maria de Fátima Nepomuceno, 56 anos, e Valéria Schettini, 58, são devotas do padroeiro.
Valéria, Maria de Fátima e Adalgisa com a imagem do santo: muita fé
Foto:  Alexandre Brum / Agência O Dia
“Conheci meu marido há 37 anos numa festa de Santo Antônio”, diz Valéria. Maria de Fátima também atribui ao santo a cura de uma doença grave contraída pelo filho.
Padroeiro de duas cidades da Baixada
Em Nova Iguaçu e em Duque de Caxias, será feriado, para homenagear o santo padroeiro dos dois municípios da Baixada. Este ano, em virtude da Jornada Mundial da Juventude, o tema da festa será: Santo Antônio, Juventude e Fé!
Em Nova Iguaçu haverá festa na Catedral de Santo Antônio, na Avenida Marechal Floriano e no pátio da Paróquia de Santo Antônio, no bairro da Prata. Nas duas cidades, haverá procissão, distribuição de pães, barracas com comidas típicas e shows com artistas locais.
Simpatias
-Arrumar marido
Candidatas devem retirar o Menino Jesus do colo de Santo Antônio e só devolvê-lo no casamento. E também virar a estátua do santo de cabeça para baixo, num copo com água, e só desvirar quando surgir o amado.
-Casamenteiro
A fama teria origem na ajuda dada a duas moças que não tinham dote para o pretendente. Santo Antônio teria jogado saquinhos de moedas pela chaminé das donzelas que finalmente conseguiram se casar.


    Nenhum comentário: