quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cid Carvalho revela detalhes do enredo da Vila Isabel

Cid Carvalho revela detalhes do enredo da Vila Isabel

'A Vila vai contar as relações ecológicas e culturais dos habitantes de cada sertão brasileiro', explica carnavalesco

RAFAEL ARANTES
Rio - Um dia após a definição do enredo da Vila Isabel, Cid Carvalho já começa a organizar as ideias para o próximo desfile que vai retratar os biomas brasileiros. Segundo o carnavalesco, a escola fará uma grande viagem pelos sertões do país. Ele, no entanto, explica que o objetivo é não cair no senso comum de um tema que possui foco relacionado à natureza.
"É um tema incrível. É uma possibilidade fantástica de retratar a gente deste país. De checar os detalhes do dia-a-dia de cada habitante em sua região, como eles se relacionam com a natureza, quais os ensinamentos que eles podem nos passar, suas manifestações folclóricas, a fé de cada um, os costumes. Enfim, vamos retratar esse povo de uma maneira geral. Aqueles que muitas vezes são vistos de uma maneira preconceituosa agora terão uma outra cara. A Vila vai invadir os sertões deste país, vai contar as relações ecológicas e culturais de cada habitante. Todos os tipos de vegetações, todos os detalhes. Queremos mostrar a convivência harmoniosa de cada brasileiro com sua natureza, com o nosso Brasil", revela.
Cid Carvalho confiante com o enredo da Vila para 2014
Foto:  Pawel Loj / Divulgação


Cultura de cada região na Sapucaí
Ciente da grande abrangência do tema escolhido, Cid não se mostra preocupado. O carnavalesco garante que a escola vai conseguir fazer um recorte de cada região brasileira, exaltar os costumes e ainda traçar projeções para o futuro do país.
"Olha, diria que este é o enredo ideal para um desfile de duas horas (risos). É um tema muito abrangente e vamos fazer sim uma grande viagem. Vamos dividir todos os biomas, realmente invadir os sertões deste país, a caatinga, mata atlântica, o serrado, os pampas, tudo que pudermos captar estará presente. Vamos separar o nosso carnaval por cada bioma deste, todos os seus modelos humanos, todos os seus costumes. Através dos aprendizados vindos das antigas gerações e os ensinamentos para as próximas, nós buscamos fazer algo diferente. Não vamos cair naquele costume comum de 'vamos preservar o meio ambiente', será algo novo", projetou Cid.
Ideia antiga vira realidade
Cid Carvalho conta que a ideia estava sendo costurada há tempos nos bastidores. "Não é algo totalmente novo. Na verdade, esta ideia já estava na escola. É uma daquelas felizes coincidências bacanas da escola ter a ideia de fazer algo e conseguir captar recursos para realizar isso de uma maneira consistente. Além de tudo, é uma ótima possibilidade de permanecer com um tema que tem a cara da Vila Isabel, que vai partir do litoral do Brasil e invadir todos esses sertões. Vai ser um grande Carnaval, podem esperar a campeã lutando pelo bi", concluiu o carnavalesco.
Em nota publicada pelo presidente Wilson Alves, foi revelado que a ideia do enredo surgiu durante a RIO+20, evento onde a Vila Isabel participou com diversas atividades em um estande da FINEP. Ainda segundo o dirigente, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) é um dos parceiros da atual campeã carioca.


    Nenhum comentário: