domingo, 9 de junho de 2013

Entenda o que é linfoma O linfoma é uma doença muito grave. Entenda o que é o linfoma.



Um caso de linfoma que ficou muito famoso em nosso meio foi o do ator Reynaldo Gianecchini. Após o ator aparecer em público mencionando que era portador da doença, o assunto se tornou manchete em diversos jornais brasileiros. Mesmo, assim, uma parcela importante da população não sabe o real significado dessa patologia. Entenda o que é linfoma.
629837 O linfoma é um tipo de câncer. Foto divulgação Entenda o que é linfomaO linfoma é um tipo de câncer. (Foto: divulgação)

DEFINIÇÃO DE LINFOMA

De acordo com especialistas no assunto, linfoma é um tipo de câncer que acomete essencialmente o sistema linfático. Este tem como função principal em nosso corpo, de ocasionar a defesa imunológica do organismo. Devido a isso, se manifesta nos gânglios produtores de anticorpos, os quais são responsáveis pelo combate de doenças. Quando o indivíduo apresenta a doença, as células desse sistema começam a se multiplicar de maneira desordenada e os gânglios começam a crescer progressivamente.

PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DO LINFOMA

Os gânglios estão presentes em diversos órgãos do nosso corpo, incluindo o fígado, o baço, o abdômen, as axilas, a virilha, as amígdalas e a medula óssea. Assim, qualquer um desses locais pode apresentar aumento de volume, devido ao crescimento desenfreado das células de defesa que estão ali contidas. Além disso, o indivíduo portador da doença pode apresentar sudorese noturna, coceira de origem desconhecida por todo o corpo e emagrecimento progressivo.
629837 Saiba mais sobre a doença do ator Reynaldo Gianechini. Foto divulgação Entenda o que é linfomaSaiba mais sobre a doença do ator Reynaldo Gianechini. (Foto: divulgação)

DIVERSAS SUBDIVISÕES

Profissionais especializados afirmam que o linfoma pode ser classificado em dois tipos, o linfoma Hodgkin e o linfoma não Hodgkin. Dentro dessas classificações existem mais de 50 subdivisões que levam em consideração, especialmente, o grau de acometimento da doença. Além disso, o tipo de linfoma também tem relação direta com a expectativa de cura do doente, assim como da sua evolução, podendo umas serem mais agressivas do que outras.

LINFOMA X CURA

Diante de uma doença tão agressiva como o linfoma, muitos indivíduos querem saber se a cura é ou não possível. No entanto, a resposta a essa pergunta depende da gravidade da  patologia. Além disso, a sobrevida prologada depende do tipo de linfoma do estágio da doença no início do tratamento. A recuperação também dependerá da forma como o organismo reage aos tratamentos existentes, como a quimioterapia
629837 O tratamento do linfoma depende do tipo da doença. Foto divulgação Entenda o que é linfomaO tratamento do linfoma depende do tipo da doença. (Foto: divulgação).
  
O linfoma é uma doença muito grave e que tem como manifestação o acometimento dos gânglios linfátivos do corpo, responsáveis pela produção das células de defesa do organismo. Assim, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista, de modo a iniciar o tratamento específico precocemente.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: