quinta-feira, 13 de junho de 2013

Guia com direitos para os turistas

Guia com direitos para os turistas

Procon Carioca lança cartilha trilíngue que será distribuída em aeroportos, rodoviária e pontos de visitação para coibir abusos

O DIA
Rio - A poucos dias do início da Copa das Confederações e a um mês da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Procon Carioca lança hoje o Guia de Direitos do Consumidor Turista. A publicação informa os principais direitos que um visitante da cidade tem como consumidor. São 50 mil exemplares em três idiomas: português-inglês e português-espanhol.
Ao mesmo tempo que o Procon Carioca divulgará o guia, também será inaugurado o atendimento trilíngue (português, inglês e espanhol) 24 horas por dia, destinado ao turista estrangeiro e de outras localidades do país, por meio da Central de Atendimento 1746. Assim que a central receber alguma denúncia de mal atendimento, a reclamação será repassada ao Procon e às instituições de classe, que devem adotar as medidas preventivas.
De acordo com a secretária municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, a partir da reclamação, o órgão poderá fiscalizar e até multar o estabelecimento denunciado pelo turista, caso o problema não seja resolvido.
“O Rio é uma cidade que tem o DNA do turismo e que deve respeitar todos os direitos de seus visitantes , inclusive nas relações de consumo. O turista tem que ser tratado como consumidor ”, diz a secretária.
Entidades são parceiras
O Guia de Direitos do Consumidor Turista é parceria da Riotur com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio, da Associação Brasileira de Agências de Viagens e do Sindicato de Hotéis e Bares.
O guia será distribuído também nos Centro de Atendimento da Av.Princesa Isabel 183, Copa.



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