domingo, 9 de junho de 2013

Irritações na barba: o que fazer Muitos homens sofrem com a irritação da pele, após o barbear. Saiba o que fazer.



É comum a queixa masculina em relação às irritações da pele do rosto. Seja com lâminas ou ceras, o ato de fazer a barba agride a pele e pode abrir portas para infecções de bactérias. No caso da lâmina, os ferimentos causados são imperceptíveis ao olho nu. Tratam-se de lesões microscópicas, que são resultado do atrito entre e pele e o metal cortante. Para piorar a situação, ainda podem surgir pelos encravados e bolinhas de pus. Saiba o que fazer com irritações na barba.
630726 Irritações na barba o que fazer.1 600x600 Irritações na barba: o que fazerAs lâminas ferem a pele e isso pode causar irritação (Foto: Divulgação)

COMO TRATAR A IRRITAÇÃO DA BARBA

Primeiramente, é preciso entender o que é a irritação da barba. Ela pode surgir por motivos alérgicos à própria lâmina ou outro aparelho de barbear, devido à sensibilidade da pele. Também podem aparecer microscópicas lesões devido ao atrito, principalmente quando os pelos são cortados ainda muito secos. É por isso que se indica fazer a barba após o banho, quando a pele e os pelinhos estão mais moles e, por isso, mais fáceis de serem removidos. As lesões, embora imperceptíveis, são suficientes para que as bactérias se instalem na pele. Isso faz com que as bolinhas de pus apareçam e até mesmo os pelos encravados. Torna-se, necessário, então,  saber escolher os produtos pós-barba.
630726 Irritações na barba o que fazer.2 600x600 Irritações na barba: o que fazerFazer a barba, após o banho, é o mais indicado (Foto: Divulgação)
Os produtos pós-barba são muito importantes. Eles contêm substâncias que acalmam a pele, além de protegê-la contra a ação das bactérias. Uma vez instalada a irritação, é preciso amenizá-la, curando e limpando a pele. Para isso, indica-se o uso de Aloe Vera, que é um excelente calmante. Lave o rosto com sabonete neutro, seque bem e, em seguida, aplique o produto. Você também pode comprar líquidos antissépticos na farmácia, aplicando-o na barba. Sempre que se barbear, borrife-o. Caso tenham surgido pelos encravados, também é possível desencravá-los, fazendo uma esfoliação da pele. Mas isso não pode ser feito em demasia. Duas vezes por semana são suficientes. Para finalizar os cuidados, aplique um hidratante para o rosto.

COMO EVITAR IRRITAÇÃO DA BARBA

630726 Irritações na barba o que fazer.3 600x600 Irritações na barba: o que fazerPós barba ou antissépticos de farmácia ajudam a evitar irritações (Foto: Divulgação)
A prevenção é sempre o melhor remédio. Para evitar irritação da barba, procure fazê-la após o banho. Assim que terminar a tarefa, aplique o pós-barba ou o antisséptico. As lâminas não podem ficar úmidas, pois isso contribui com a instalação de fungos que, durante o barbear, entram em contato com a pele, irritando-a. Enxugue-as e borrife nelas o antisséptico. Se possível, repita a higienização, antes de se barbear, novamente. Para finalizar, troque as lâminas, frequentemente, pois elas se desgastam (dificultando o barbear), forçando o atrito com a pele, além de acumularem bactérias.

Nenhum comentário: