segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sucesso nos concursos: Hora de estudar

Sucesso nos concursos: Hora de estudar

Com o tempo contado

O DIA
Rio - Iniciantes na rotina de concursos sempre se questionam sobre o quanto devem estudar. Muitos acham, geralmente, que o correto é ficar horas ou dias preso aos livros, mas é tudo questão de foco. A principal dica é: estabeleça metas que consiga, de fato, cumprir e se comprometa a ir até o fim. Outra orientação válida é saber parar. Para ser aprovado, não é preciso se esgotar até ficar cansado. Confira abaixo mais algumas dicas.
PERGUNTA E RESPOSTA
por Claudia Jones
“Estou começando a estudar agora para concursos. Gostaria de saber quanto tempo por dia devo dedicar aos estudos e como administrar o tempo”
> Lucas, e-mail
Lucas, o tempo de estudo deve ser personalizado. Cada candidato fará sua programação de acordo com o tempo disponível. É importante que o tempo destinado ao estudo seja, de fato, cumprido. Ou seja, o candidato deve ser honesto com ele mesmo e com sua capacidade de concentração.
O fundamental é o candidato criar o hábito de estudo, se acostumando a estudar diariamente. No início é doloroso e cansativo, por isso não é aconselhável iniciar os estudos com muitas horas por dia, pois provavelmente o candidato não cumprirá a programação. O ideal é criar metas que são possíveis de serem cumpridas para, assim, revigorar a sua autoestima a cada obstáculo ultrapassado. Quando isso acontecer, é preciso criar novas metas para serem cumpridas.
A administração do tempo de estudo é importante e individual. Há pessoas que têm seis ou oito horas diárias de estudo, mas há pessoas que não suportam essa carga. É importante trabalhar a quantidade de horas que seja agradável para cada candidato.
Uma pessoa que, por exemplo, é procedente de um colégio militar, possui condicionamento para estudar dez horas por dia, o que é diferente de uma pessoa que é dona de casa e decidiu estudar depois de 20 anos sem frequentar aulas.
É preciso também aprender a montar uma grade de horários, para evitar que a pessoa pare de fazer tudo, como ginástica ou andar na praia, para estudar. É possível administrar outras atividades e, ao mesmo tempo, ter rendimento maior do que se o candidato estivesse focado só no estudo. Bons estudos!
Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos


    Nenhum comentário: