quinta-feira, 13 de junho de 2013

Torcedor terá entrada livre no metrô e nos trens

Torcedor terá entrada livre no metrô e nos trens

Prefeitura anuncia esquema especial para a Copa das Confederações e proíbe circulação de ônibus, táxis e carros no entorno do Maracanã nos dias dos jogos

O DIA
Rio - A Prefeitura do Rio quer que os torcedores que forem aos três jogos da Copa das Confederações no Maracanã utilizem os trens e o metrô para chegar ao estádio. Para isso, os ingressos das partidas darão direito às passagens de ida e volta nestes meios de transporte e todo o entorno do complexo será interditado a ônibus, táxis e veículos particulares.
Na quinta-feira, 20, quando acontece o único dos jogos em dia útil, haverá proibição de estacionamento no Centro, além de feriado escolar e ponto facultativo para servidores públicos em diversos bairros.
No entorno do estádio, 19 ruas estarão com acesso restrito a veículos de moradores (que já receberam credenciais especiais para serem coladas nos vidros) e pedestres. Dentre as vias, estão o Viaduto Oduvaldo Cozzi, que dá acesso a São Cristóvão; as avenidas Maracanã e Radial Oeste; e as ruas Eurico Rabelo e Mata Machado.
Veja o que fica interditado para a Copa das Confederações
Foto:  Arte: O Dia
O estacionamento nesta região estará proibido desde as 17h do dia anterior aos jogos até as 20h, nos dias 16 e 20, e as 23h, na partida final. O trânsito começa a ser fechado seis horas antes dos eventos.
Feriados
No Centro, no dia 20, a prefeitura montará operações, a partir da meia-noite, para a proibição de estacionamento nas áreas limitadas pelas avenidas Rio Branco, Beira-Mar, Presidente Antônio Carlos, 1º de Março e Presidente Vargas.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a estratégia representa menos 2 mil veículos estacionados na área. Ainda para o jogo de quinta-feira, foi decretado feriado escolar na Grande Tijuca, São Cristóvão, Catumbi e Cidade Nova.
Haverá também ponto facultativo, a partir das 14h, para servidores municipais e estaduais nesses bairros e no Centro. Além disso, a prefeitura recomendou que as empresas privadas dessas regiões não liberem os funcionários entre 16h e 20h.
Ônibus vão fazer ligação com estações
Os torcedores serão orientados a usar as estações do metrô, no entorno do Maracanã, de acordo com o setor de seus ingressos. “Uma das preocupações é melhorar o fluxo.
No jogo Brasil e Inglaterra, houve concentração grande na estação Maracanã”, afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório.
A prefeitura criará linhas especiais de ônibus e reforçará outras para ligar aeroportos, rodoviária, Barra e Jacarepaguá às estações de metrô nos dias de jogos.
Aplicativo orienta quem usa ônibus
Turistas e usuários de linhas de ônibus municipais e intermunicipais no estado passam a contar agora com informações e mapas do site ‘Vá de ônibus’, através de smartphones.
A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros (Fetranspor), visando à Copa das Confederações, fechou parceria com o Moovit, aplicativo que dá ao usuário, entre outras informações,qual o melhor meio de transporte a usar, localização de pontos de embarque e o tempo que o transporte vai gastar para chegar.
O dispositivo permite ainda que as pessoas possam se comunicar e saber, por exemplo, se determinado ônibus está lotado ou não.

Colaborou Amanda Raiter


    Nenhum comentário: