quinta-feira, 4 de julho de 2013

Câncer no sistema de defesa

Câncer no sistema de defesa

Nicole, personagem de ‘Amor à Vida’, terá Linfoma de Hodgkin, tumor que acomete jovens

O DIA
Rio - Câncer que afeta o sistema de defesa do corpo, o Linfoma de Hodgkin será tema dos próximos capítulos da novela ‘Amor à Vida’, da Rede Globo. Nicole, personagem de Marina Ruy Barbosa, será diagnosticada com essa doença, que começa nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático.
Nicole vai ter queda de cabelos
Foto:  Divulgação
Segundo a hematologista do Instituto Nacional do Câncer (Inca) Jane Dobbin, o tumor maligno surge nos gânglios do paciente, parte do corpo responsável pela produção das células de defesa. “O distúrbio aparece como um gânglio aumentado, que não desaparece. Ele surge com mais frequência no pescoço e nas axilas, na forma de ínguas indolores”, explica a médica, acrescentando que o diagnóstico é feito por meio de biópsia.
A faixa etária com maior incidência do problema é entre 25 e 30 anos. Na trama, Nicole tem 20 anos e recebe a notícia de que só tem seis meses de vida. Ela já começou as sessões de quimioterapia e perderá o cabelo. De acordo com Jane, baixa sobrevida como a da personagem e óbitos por causa do linfoma são raros. Isso porque há 75% de chance de cura no primeiro ciclo de quimioterapia, que pode ser associado à radioterapia e ao uso de remédios. A taxa de reincidência da doença é de 25%.
Alternativa para esses casos é o transplante autólogo, feito a partir de células sadias do próprio paciente. “Retiramos as células-tronco da pessoa e a submetemos à quimioterapia intensiva. Depois recolocamos as células como forma de combater o câncer”, disse.
No início, o linfoma não apresenta sintomas. Em estágio avançado, porém, surgem febre no final da tarde e perda de peso do paciente.
Linfoma de Não-Hodgkin: mais agressivo
Em 2011, o ator Reynaldo Gianecchini foi diagnosticado com o linfoma do tipo Não-Hodgkin. Esse câncer possui mais de 20 formas diferentes e, em geral, é mais agressivo do que o de Hodgkin. Os principais sintomas são nódulos no pescoço, axilas ou virilha, além de sudorese e perda de peso. O diagnóstico é feito com biópsia.



    Nenhum comentário: