sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cuidados antes de alugar um imóvel para a temporada de férias

Cuidados antes de alugar um imóvel para a temporada de férias

Revisar instalações elétrica e hidráulica, além de conferir o funcionamento de portas e janelas, ajuda a evitar problemas

IG
São Paulo - O período de férias é ideal para ficar um tempo longe de preocupações e, muitas pessoas buscam imóveis de temporada com este objetivo. A falta de uma investigação mais apurada das condições do local, no entanto, acaba transformando o sonho em pesadelo. Analisar os ambientes com um olhar técnico, antes de fechar o contrato, é a melhor maneira de evitar problemas futuros. “Pequenos reparos conseguem ser feitos em até três dias. O proprietário gastará entre R$ 1.500 a R$ 1.800 nesta revisão geral. Mas é importante porque traz segurança ao inquilino”, diz Jorge Gondo, arquiteto da Praquemarido. Reunimos abaixo 10 dicas que ajudam a inspecionar o imóvel:
Alguns cuidados devem ser tomados, antes de alugar o imóvel, para não transformar as férias em pesadelo
Foto:  Reprodução Internet
1º - Visite o local e confira de perto os detalhes
Buscar informações na internet sobre o imóvel e conseguir referências de amigos são maneiras de aumentar a confiança no negócio. Mas a decisão final deve ser tomada somente após uma visita "in loco" à propriedade.
2º - Revise a instalação elétrica
Um dos pontos fundamentais antes de alugar é conferir o funcionamento do sistema elétrico. Teste lâmpadas, interruptores, chuveiros e as principais tomadas dos ambientes. E não se esqueça de observar o quadro de disjuntores. “Todas as chaves devem estar ligadas e em perfeito estado. O ideal é que haja um disjuntor para cada espaço, pois quanto mais distribuído for o sistema, menor a incidência de curto-circuito”, afirma Luis Antonio Amaral Carletto, proprietário da Manutenção de Sua Casa.
3º - Faça testes no sistema hidráulico
Alugar uma propriedade repleta de vazamentos não será um bom negócio. Por isso, lembre-se de observar itens como chuveiro, vaso sanitário e torneira para garantir que não pingam. Testar o registro de água é outro aspecto importante.
4º - Tenha certeza de que nada está entupido
Todos os pontos de canalização devem estar desobstruídos. Uma boa forma de certificar-se é perceber a velocidade do escoamento de água na pia da cozinha e no lavatório do banheiro. Casos de entupimento podem ser resolvidos por meio de uma limpeza em ralos e sifões. “Limpar a caixa de gordura da pia, se existir, é mais um trunfo na hora de prevenir entupimentos”, diz Mauro Florio, diretor de marketing da C&C.
Verifique o estado das fechaduras. É essencial abrir e fechar corretamente, por isso, faça o teste
Foto:  Reprodução Internet
5º - Verifique a presença de infiltrações
Uma casa que apresenta goteiras e umidade nas paredes e no teto precisa de reparos. O problema de infiltrações exige, na maioria das vezes, a troca de telhas quebradas e a limpeza completa de calhas e lajes (além de uma possível impermeabilização).
6º - Veja se portas e janelas estão alinhadas
A revisão antes de alugar inclui verificar o alinhamento de janelas e portas (em armários e áreas de acesso). “Muitas situações exigem realinhar as estruturas, o que significa fazer pequenos ajustes ou até substituir puxadores e corrediças”, diz Rodrigo Monteiro, arquiteto do serviços avulsos da Porto Seguro.
7º - Confira trincos e fechaduras
É fundamental ter acessos internos e externos funcionando normalmente. Abra e feche portas, janelas e armários. Confira também se as dobraduras estão lubrificadas (sem rangidos) e se existe oxidação. Verifique ainda a abertura de gavetas e tenha certeza de que não estão emperrando ou com mofo.
8º - Certifique a limpeza no local
Alguns espaços exigem faxina periódica e, caso o trabalho não esteja em dia, haverá problemas. A caixa d’água é um destes casos e a limpeza deve acontecer a cada três meses. O recomendado é fazer uma revisão geral e garantir que animais como morcegos fiquem longe do imóvel.
9º - Tenha cuidado com peças soltas ou quebradas
Pisos soltos podem causar acidentes durante a estadia. Desse modo, tenha certeza de que tudo está bem fixado. Lembre-se também de analisar a existência de vidros quebrados ou peças soltas nas esquadrias.
10º - Inspecione aparelhos eletrônicos
Tudo o que está disponível em uma casa de aluguel precisa estar funcionando. Itens como aquecedores de água, por exemplo, devem ser testados com prioridade e estarem livres de problemas. Fique de olho.
As informações são de Bruna Bessi


    Nenhum comentário: