segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dermatite de contato: como evitar Dermatite de contato pode bebes a pessoas mais velhas, dependendo somente do que desencadeia a alergia.

dermatite de contato trata-se de um tipo de alergia cutânea que é ocasionada através do contato direto da pele com substâncias que a deixam irritada ou inflamada. Uma lista imensa de produtos podem causar esse problema. O contato com o metal, cosméticos, produtos derivados de borracha, além de produtos de beleza.
643393 Dermatite de contato como evitar 01 Dermatite de contato: como evitarA dermatite atinge pessoas de todas as idades (Foto: Divulgação)
O problema de dermatite pode se manifestar em qualquer parte do corpo, mas acontece principalmente em pés, mãos, couro cabeludo e pálpebras. O pescoço, punhos e a região ao redor do umbigo também podem ser vítimas desse mal.

SINTOMAS DA DERMATITE DE CONTATO

Os sintomas da dermatite de contato geralmente ficam restritos à região afetada pela irritação. Tudo começa com uma coceira e com uma vermelhidão local. Existe também um inchaço, ardência e sensação de queimação. O quadro vai evoluindo e podem surgir bolhas (vesículas), formação de crostas e descamação. Algum dor na região também identifica o problema.

DIAGNÓSTICO DA DERMATITE DE CONTATO

dermatite de contato pode acontecer em todas as idades, sendo que seu diagnóstico só poder ser feito por um dermatologista. Para saber qual produto desencadeou a alergia, é preciso realizar um teste de contato, no qual são colocados na pele adesivos por 48 horas com uma pequena quantidade de substâncias potencialmente causadoras da dermatite de contato.
Após esse período, o material é retirado e em dois dias é possível identificar o tipo de alergia causada, uma vez que algumas demoram a se manifestar. A intensidade da reação vai determinar o tipo de dermatite.
643393 Dermatite de contato como evitar 02 Dermatite de contato: como evitarCuide bem na sua pele para evitar a dermatite (Foto: Divulgação)

PREVENÇÃO DA DERMATITE DE CONTATO

  
Algumas pessoas tem tendências alérgicas, por isso, o uso de hipoalergênicos são medidas de prevenção da dermatite de contato. Roupas adequadas para o clima, como por exemplo, vestes leves no calor, ajudam na prevenção. Além disso, observe reações de produtos na pele e suspenda o seu uso imediato.

TRATAMENTO DA DERMATITE DE CONTATO

tratamento da dermatite de contato é realizado basicamente removendo-se o agente desencadeador. A pele afetada recebe um medicamento para que sare de vez. O problema não é nada grave e pode ser tratado com naturalidade.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: