sexta-feira, 5 de julho de 2013

Eike deixa conselho administrativo da empresa MPX

Eike deixa conselho administrativo da empresa MPX

Companhia aumenta capital privado em R$ 800 milhões para aumentar oferta de ações

O DIA
Rio - O empresário Eike Batista renunciou ao conselho de administração da MPX – empresa de energia, geração elétrica e exploração gás natural – em nota divulgada nesta quinta-feira. No mesmo comunicado, também é informado um aumento de capital privado de R$ 800 milhões para reforçar o caixa da companhia em meio a turbulências enfrentadas pela empresa do bilionário.
A decisão foi tomada, de acordo com a empresa, diante da "deterioração das condições de mercado nas últimas semanas". Segundo a MPX, duas empresas que possuem parte das ações da empresa irão injetar o montante para que aumente a oferta pública de ações da companhia.
Eike Batista
Foto:  Reuters
"A capitalização contribuirá para fortalecer a estrutura de capital da companhia, sustentando o desenvolvimento de seu plano de negócios", diz o comunicado.
A empresa alemã E.ON, que colocará parte do investimento, informou ainda que vai mudar de nome "para marcar a importância dessa nova fase". A sede da empresa será transferida para onde funcionam os escritórios da associação entre a MPX e E.ON.
Alto risco de calote
Acostumado em estar no ranking dos homens mais ricos do mundo, Eike Batista participa em outra lista: o das empresas com risco de calote. O bilinário teve sua companhia petrolífera OGX classificada como "alto risco de inadimplência", segundo a escala da agência Standard & Poor's (S&P), em comunicado nesta terça-feira.
A queda ocorre após as ações da companhia petrolífera OGX acumular perdas de mais de 55% do valor na Bolsa de São Paulo (Bovespa).
A nota de crédito da OGX passou de B- para CCC. Com uma perspectiva "negativa", a S&P concedeu a mesma qualificação à OGX feita pela agência Fitch no dia 14 de junho.
"Acreditamos que a OGX vai necessitar de financiamento externo adicional para amortecer a falta de caixa no final de 2013 e no começo de 2014", apontou a S&P no comunicado.
A OGX anunciou na última segunda-feira que suspenderá suas operações nos três poços do campo de Tubarão Azul.
Eike já foi o sétimo homem mais rico do mundo, mas atualmente não ocupa nem a lista dos 200 mais endinheirados da revista Bloomberg.


    Nenhum comentário: