quinta-feira, 4 de julho de 2013

Haiti adotará modelo de UPP

Haiti adotará modelo de UPP

Prefeito de cidade haitiana conhece de perto trabalho feito na Comunidade do Alemão

VANIA CUNHA
Rio - A lição para que a população do Haiti reconquiste a paz e reconstrua o país — devastado há três anos por um terremoto e guerras entre gangues — foi dada por quem, na mesma época, aprendeu o caminho para se livrar do domínio da violência.
Nesta quarta-feira, o prefeito da cidade haitiana de Soleil, Philippe Jean Renold, conheceu de perto o trabalho de polícia pacificadora do Complexo do Alemão. Depois da assinatura de um acordo de cooperação entre os dois países, mês passado, este foi o primeiro passo em direção à implantação de um modelo semelhante às UPPs cariocas naquele país.
Há três anos, enquanto o império do tráfico do Alemão ruía diante das forças de segurança pública, o cenário no Haiti era de caos total. Cidades inteiras foram destruídas, deixando mais de 300 mil mortos e abrindo uma lacuna para o crescimento da violência.
Major Carla com o prefeito haitiano, que constatou que seu país está ainda longe da estrutura do Alemão
Foto:  José Pedro Monteiro / Agência O Dia
Hoje, com a reestruturação encaminhada, o país se esforça para conter a criminalidade. A ideia do governo é adaptar o modelo brasileiro de polícia de proximidade em pelo menos cinco locais.
A cidade de Soleil fica na região metropolitana, próximo à capital Porto Príncipe, que tem mais de um milhão de habitantes.
O prefeito se mostrou emocionado com o que viu no Alemão. Ele destacou o contato entre os policiais e moradores e o fato de o projeto da UPP ter mulheres em cargos de destaque: o prefeito foi recepcionado pela major Carla Bastos, gestora de Articulação Comunitária.
“Estou muito emocionado e feliz com o que vi. O projeto é algo maior do que poderíamos imaginar, e a realidade que as pessoas tinham aqui antes é o que a nossa população do Haiti ainda vive hoje”.
Acompanhado de dois assessores e de equipe da ONG Viva Rio, Philippe assistiu palestra sobre o funcionamento e a estrutura do trabalho de polícia de proximidade, para entender como os policiais devem atuar junto aos moradores.
O próximo passo será a vinda de policiais de lá para receber instruções dos PMs daqui. A instalação da unidade inspirada na UPP em Soleil ainda não tem data prevista.
Esticadinha ao Aterro de Gramacho
À vontade ao caminnhar na comunidade, o prefeito de Soleil conversou com policiais e moradores, comeu salgado em um bar e comprou guaraná natural vendido por crianças na saída da estação da Fazendinha.
Ao ver o conjunto de favelas do alto do teleférico, Philippe se lembrou dos guetos haitianos, mas ressaltou que as condições de vida dos moradores do Alemão ainda são melhores. “Lá ainda faltam muitas coisas, principalmente as mais básicas, mas aos poucos vamos conseguir”, afirmou.
Antes de seguir para o Alemão, a comitiva ainda visitou o antigo aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias. Eles pretendem reproduzir em Soleil as técnicas de tratamento e descarte do lixo.


    Nenhum comentário: