segunda-feira, 22 de julho de 2013

Joel Rodrigues: Audiência pública: exemplo de cidadania

Joel Rodrigues: Audiência pública: exemplo de cidadania

A audiência pública é uma das formas de participação popular

O DIA
Rio - A audiência pública é uma das formas de participação popular. É um espaço de conversação estabelecido pela sociedade na busca de soluções para problemas sociais. Os encontros têm como objetivo abrir a discussão da agenda pública à sociedade, garantindo a transparência e diálogo da gestão. Isso é exemplo e exercício da cidadania. Além de aproximar o gestor público da sociedade, a audiência atua como instrumento de conscientização comunitária, que funciona como veículo para a legítima participação dos particulares nos temas de interesse público. Ninguém melhor do que você para informar o que a sua rua, seu bairro e sua cidade precisam.
Causa não tem partido político. Com a participação dos envolvidos, é muito mais fácil encontrar um novo caminho que, se não agrada a todos, prioriza o diálogo social. Os cidadãos garantem a possibilidade de participação no debate e na construção de alternativas para solucionar o problema.
No primeiro semestre presidi três audiências públicas importantes para Meriti e para a Baixada. A primeira, em abril, foi sobre segurança pública, reunindo gestores estaduais da área e resultando no aumento do efetivo dos policiais na região. A segunda, 14 de junho, foi com representantes da Cedae, que debateram o abastecimento irregular de água na cidade. A última, 21 de junho, agrupou técnicos do Dnit, da ANTT e da Nova Dutra. Discutiram-se a possibilidade de novas aberturas de agulhas nos dois sentidos da Via Dutra e as obras de duplicação de dois viadutos na cidade.
Se receber um convite para uma audiência pública, aceite. Atender a esta convocação é exercer a condição de cidadão envolvido numa causa que ultrapassa as questões particulares para pensar na coletividade.

Presidente da Câmara Municipal de São João de Meriti

Nenhum comentário: