sexta-feira, 5 de julho de 2013

Leda Nagle: Reclamar é preciso

Leda Nagle: Reclamar é preciso

Por falar em lixo, esqueceram da campanha de limpeza da cidade? Não se fala mais no assunto? Melhor assim?

O DIA
Rio - Eu sei que não deve ser confortável para as autoridades, mas o que mais me toca nesta manifestação, enquanto observadora, é a profusão de reivindicações. Cada um pede uma coisa. O que lhe interessa pessoalmente, o que interessa a sua categoria profissional, o que interessa a sua tribo. Gosto disto. Gosto principalmente da vivacidade cidadã que surge das ruas. Detesto os que se aproveitam para roubar.
Não é nada pessoal. Só acho que deveriam ser presos, afastados da sociedade, pra deixar as reivindicações, feitas com seriedade, na paz, justas ou não, pessoais ou coletivas surgirem na sua plenitude. Quem prepara em casa um coquetel explosivo numa garrafa de cerveja reivindica o quê? Espera um momento paz e amor? Desde sempre a polícia é truculenta. Não deveria ser assim. Mas é assim. Há que reclamar da truculência. Sempre. Há que reclamar de quase tudo. Por isto é que são tão amplas as bandeiras levantadas nas manifestações. Por exemplo? O deputado que usa o avião da FAB pra curtir o jogo do Brasil no Maracanã. Descoberto, corre para pagar menos de R$ 10 mil por um avião fretado para uso exclusivo da sua família. Absurdo.
Já o Senador usou avião para ir a casamento. É ou não é um abuso? A taxa de luz que você paga, embutida na sua conta de luz, e que deveria ser para a iluminação púbica, na verdade paga a conta da casa do Prefeito. É ou não é um abuso? Sabe quantas vezes, nos últimos dois meses, operários refizeram a calçada de pedras portuguesas da Rua da Relação, entre e Rua Gomes Freire e a Rua do Lavradio? Três vezes. Sabe a desculpa? Erraram o desenho das malditas pedras. Mas não é só isto.
Como há vazamento de esgoto, que ninguém pensa em consertar, com certeza farão o mesmo trabalho várias outras vezes. Aliás, por falar em esgoto, as ruas do Centro da cidade ou de Ipanema, ou de São Conrado cheiram a esgoto. Quando chove, piora. Me diga uma coisa: é só por onde eu circulo, ou perto de você, da sua casa, do seu trabalho ou do colégio do seu filho é assim também? Será que só eu vejo aquele riozinho fedorento, cheio de lixo, acompanhando a calçada? E por falar em lixo, esqueceram da campanha de limpeza da cidade?
Não se fala mais no assunto? Melhor assim? Não tem multa. Pior assim? A cidade continua imunda. E os times de futebol do Rio de Janeiro que não jogam mais no Rio de Janeiro? O Flamengo praticamente se mudou para Brasília. Fluminense e Botafogo jogam no Recife. Isto sem falar no dinheiro absurdo que gastaram no Maracanã, ou no interditado Engenhão. Fala sério: dá para não reclamar?
E-mail: comcerteza@odia.com.br


    Nenhum comentário: