terça-feira, 23 de julho de 2013

Pai mata filha, genro e netos em 'crime de honra' no Paquistão

Pai mata filha, genro e netos em 'crime de honra' no Paquistão

Família foi assassinada porque jovem decidiu se casar por amor contra vontade de seus parentes

EFE
Islamabad (Paquistão) - Um homem matou sua filha, genro, dois netos e outros dois parentes no leste do Paquistão para se vingar da afronta da jovem que decidiu se casar por amor contra a vontade da família, informaram nesta terça-feira fontes policiais.
O fato ocorreu na segunda-feira à noite na aldeia Tara Singh, no distrito rural de Dipalpur e muito próximo da fronteira indiana, quando o suposto agressor aproveitou para fazer sua vingança durante a primeira visita de sua filha desde que ela fugiu com o marido há cinco anos.
Após saber que a jovem tinha retornado à aldeia, o pai, identificado pela polícia como Shokat Ali, saiu junto com seis vizinhos em busca daquela que considerava como a razão de sua desonra e após reconhecê-la na rua abriu fogo. Além da jovem, os dois filhos do casal, o marido e dois irmãos dele que os acompanhavam morreram, segundo o responsável pela investigação policial, Mohammed Nawaz, que reconheceu que ainda não foi feita nenhuma prisão pelo caso.
Os chamados "crimes de honra" são muito frequentes no sul da ásia e costumam envolver os homens de uma família que se vingam daquilo que consideram uma afronta que transgride a moral familiar conservadora das sociedades locais.
Um especialista europeu em temas de gênero estabelecido há anos no Paquistão explicou que muitos homens do subcontinente indiano acreditam que "a honra dos homens está no corpo das mulheres" e que ela deve ser defendida a qualquer preço.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos do Paquistão (HRCP), quase mil mulheres - 100 delas menores - morreram no ano passado no país por "crimes de honra", mas o organismo alertou que o número pode ser maior porque muitos casos passam despercebidos.
Um dos casos recentes ocorreu há um mês na cidade de Chilas, quando um jovem matou duas meia-irmãs de 17 e 20 anos e a mãe delas depois que as jovens foram filmadas com um telefone celular enquanto brincavam na chuva. O agressor, segundo a polícia, considerou uma grave desonra que duas mulheres de sua família fossem vistas pulando e brincando sob a chuva em um vídeo por vários moradores da região.


    Nenhum comentário: