quarta-feira, 24 de julho de 2013

Peregrinos reclamam da organização da missa com o papa em Aparecida

Peregrinos reclamam da organização da missa com o papa em Aparecida

Fiéis se emocionam ao falar de Francisco, mas mudam de expressão quando comentam a organização

IG
Aparecida (SP) - Os peregrinos de todo o Brasil que foram à cidade de Aparecida para assistir à missa presidida pelo papa Francisco nesta quarta-feira se emocionam ao falar do pontífice, mas mudam a feição quando questionados sobre a organização, “sem informação e placas de aviso”, o que dificultou a circulação dos fiéis pelo Santuário.
“Foi péssima a organização”, reclamou a dona de casa Maria da Glória, de 62 anos. “Ver o papa foi emocionante, mas não houve orientação a quem veio”. Catarinense, ela viajou 15 horas de ônibus até a basílica. “A gente vem de longe e chega aqui e encontra tudo bloqueado.”
Valdeli Moreita, de 71 anos, foi roubada enquanto esperava na fila
Foto:  Wanderley Preite Sobrinho/iG
Essa foi a mesma reclamação de Rose Meire, de São Paulo. “Ver o papa foi maravilhoso, me emocionei na consagração à Nossa Senhora, mas para ver isso eu custei até achar a entrada.” Ela foi orientada a mudar de portaria algumas vezes até finalmente encontrar um acesso improvisado entre as placas de metal instaladas por todo o santuário.
“Eu não gostei das placas. Gastaram dinheiro à toa. A gente não achava a entrada nem a saída”, afirmou Sandra Lucia, que viajou de Cruzeiro, interior de São Paulo.
Susto maior levou a aposentada Valdeli Moreita, de 71 anos, que foi roubada enquanto esperava na fila. “Vim de Joinville (SC). Estava na fila quando começou um empurra-empurra exatamente quando o papa chegou. Quando olhei a minha bolsa, ela estava aberta e minha carteira sumido. Não tinha muito dinheiro, mas meus documentos foram levados. Me senti como uma ovelha sem pastor.”
Vídeo:  O dia do Papa em Aparecida

Confusão
A confusão começou cedo. Os portões do santuário, que deveria abrir às 5h30, atrasou mais de uma hora. A Polícia Militar tentava isolar os peregrinos de quem tentava furar a fila. A chuva e as placas de metal não ajudaram.
De acordo com o prefeito da cidade, Antônio Márcio Siqueira (PMDB), era justamente o uso desses bloqueios que evitaria o tumulto ocorrido no Rio de Janeiro, quando uma multidão cercou o papamovel na segunda-feira (22), durante o desfile do pontífice pelas ruas da cidade.
Papa Francisco celebra missa em Aparecida, São Paulo
Efe



    Nenhum comentário: