quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sacoleiras buscam a formalização com a expansão dos polos de moda

Sacoleiras buscam a formalização com a expansão dos polos de moda

Revendedoras têm mais chances de abrir o próprio negócio

STEPHANIE TONDO
Rio - Com a facilidade de formalização e o surgimento de novos polos de moda populares, sacoleiras encontram cada vez mais oportunidades para aumentar o lucro. A venda de porta em porta continua, mas agora as revendedoras buscam abrir suas próprias lojas.
A Rua Teresa, em Petrópolis, recebe revendedoras durante o ano inteiro. A cidade serrana fluminense oferece produtos para lojistas e sacoleiras do Sul ao Norte do Brasil
Foto:  Reprodução Internet
Gerente de Atendimento do Sebrae/RJ, Rodrigo Brantes afirma que a formalização é fundamental para o sucesso do negócio. “O Microempreendedor Individual (MEI) tem acesso a uma série de benefícios, como facilidade de crédito em instituições bancárias e emissão de nota fiscal. Além disso, o próprio Sebrae oferece cursos gratuitos de capacitação para quem já é formalizado”, explica.
Segundo Humberto Satto, diretor de marketing da Cidade da Moda, em Nova Iguaçu, as sacoleiras são fundamentais para os polos de moda, que oferecem uma série de incentivos para atrair esse público. “Essa pequena atacadista funciona como uma espécie de consultora de moda das suas clientes, ou seja, a compra é direcionada”, avalia. Além disso, as sacoleiras costumam comprar sempre nos mesmos lugares, o que interessa aos centros comerciais, que lutam pela fidelização.
No Atacadão Outlet, em Duque de Caxias, as revendedoras têm desconto de 20%, além de poderem comprar em três vezes sem juros. “Nossos melhores compradores são sacoleiros. Temos que incentivá-los”, diz o diretor Josemar Ferreira dos Santos.
Rua Teresa e Nova Iguaçu viram polos atacadistas
A lojista Tânia Maria de Melo, de 44 anos, começou a vender roupas como sacoleira, de porta em porta, em Xerém, na Baixada Fluminense, bairro onde mora. Há dez anos, ela decidiu abrir uma loja na garagem de sua casa e desde 2010 é microempreendedora individual. “A formalização me ajudou muito. Com facilidade de crédito e nota fiscal, eu consigo comprar mais mercadorias e, por isso, vendo mais. Os lucros aumentaram”, explica.
Interior de loja na Rua Teresa, que recebe no mínimo três mil pessoas por dia. Atualmente, 60% das vendas são por atacado e 40% por varejo
Foto:  Divulgação
Presidenta da Associação da Rua Teresa, em Petrópolis, Cláudia Pires garante que é possível ter um bom rendimento com a revenda de produtos. “As sacoleiras dobram o preço e mesmo assim continua barato. Além disso, algumas não pagam aluguel de loja, pois vão até a casa dos clientes, o que reduz os custos e aumenta os ganhos”, afirma.
Para quem vende produtos nos polos de moda, o lucro também é garantido. De acordo com Claudia Pires, a Rua Teresa tem movimento durante todo o ano. “Vem gente de todo o Brasil e até de outros países comprar para revender. No inverno, recebemos mais revendedores da Região Sul do Brasil. No verão, são mais do Nordeste”. Os principais clientes são lojistas e sacoleiras, mas também há procura pelo varejo.
Tendo em vista o crescimento do mercado de vendas de roupas por atacado, os irmãos Joel e Josemar Ferreira dos Santos decidiram criar no ano passado o Atacadão Outlet, especializado em vendas para os pequenos atacadistas. “Com a rotina cada vez mais corrida, o papel das sacoleiras é fundamental para quem não tem tempo de sair de casa para comprar”, avalia Josemar.
Diretor de marketing da Cidade da Moda, Humberto Satto conta que o shopping oferece prêmios para os guias que levarem mais sacoleiras. “Este ano, vamos sortear um carro zero quilômetro”, diz.
Feira de moda íntima em Nova Friburgo
Maior polo fabricante de moda íntima do país, o município de Nova Friburgo oferece nos dias 4, 5 e 6 de agosto a tradicional Feira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima. Realizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário da região (Sindvest), o evento atrai empresários, compradores, fornecedores e entidades ligadas à cadeia têxtil e confecções.
A feira acontece no Country Clube, na Avenida Conselheiro Julius Arp 140, em Friburgo. Mais informações em www.fevest.com.
Saiba mais
Formalização - Para se tornar Microempreendedor Individual (MEI), basta ir até um dos postos do Sebrae/RJ ou se inscrever no www.portaldoempreendedor.gov.br. Após a formalização, o empreendedor terá o custo mensal de R$ 33,90 e o pagamento é feito por carnê até o dia 20 de cada mês.
Inadiplência - Gerente de Atendimento do Sebrae/RJ, Rodrigo Brantes lembra que é importante pagar o carnê do MEI em dia. “Se o empreendedor deixar de pagar, pode perder os benefícios”, avisa.
Premiação - Na busca por clientes, a Cidade da Moda criou o prêmio “Amigo do guia”. Aquele que levar mais sacoleiros para comprar ganha um carro zero quilômetro. Em segundo lugar, o prêmio é uma viagem de cruzeiro. O shopping fica na Rodovia Presidente Dutra 13.900, Nova Iguaçu.
Facilidades - No Atacadão Outlet, na Rodovia Washington Luís 4.620, em Duque de Caxias, as sacoleiras encontram facilidades, como desconto de 20% e compras em até três vezes sem juros.


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