sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sisutec: instituições participantes O Sisutec pretende distribuir vagas de cursos técnicos gratuitos com base na nota do Enem. O sistema já estará disponível em agosto.

O Governo Federal anunciou o lançamento do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos). A mecânica será igual ao Sisu tradicional, ou seja, as vagas serão distribuídas de acordo com a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
644275 Sisutec instituições participantes 1 Sisutec: instituições participantesDilma fez o anúncio do Sistema de Seleção Unificada para cursos técnicos. (Foto:Divulgação)
O anúncio sobre a criação do Sisutec foi feito nesta segunda-feira (22) por Dilma Rousseff, durante o programa Café com a Presidenta, da Rádio Nacional.
Apesar de a presidente ter anunciado o novo sistema para favorecer a educação, a criação só se dará por meio de portaria, que será publicada no ‘Diário Oficial da União’ dentro de poucos dias.
Nos últimos tempos, o Governo tem investido pesado no ensino profissionalizante. O Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por exemplo, alcançou a marca de 4 milhões de matrículas nos cursos técnicos e de qualificação em todo país.

COMO VAI FUNCIONAR O SISUTEC?

644275 Sisutec instituições participantes 2 Sisutec: instituições participantesAs vagas serão distribuídas de acordo com as notas no Enem. (Foto:Divulgação)
O Sisutec terá como principal objetivo facilitar o acesso ao ensino técnico em todo o Brasil. As vagas serão distribuídas de acordo com a nota no Enem. Como já acontece no Sisu, o estudante poderá acessar o seu cadastro online, indicando a escola e o curso de sua preferência.
  
O Sisutec representará uma ótima oportunidade para quem concluiu o Ensino Médio, mas não conseguiu ingressar em uma universidade. O sistema incentiva a educação profissional e com certeza abrirá muitas portas no mercado de trabalho.
De acordo com Dilma Rousseff, o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos estará no ar a partir do dia 5 de agosto.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO SISUTEC

644275 Sisutec instituições participantes Sisutec: instituições participantesEscolas do sistema S, institutos federais e instituições estaduais farão parte do Sisutec. (Foto:Divulgação)
O Sisutec vai reunir instituições públicas de ensino técnico que estão presentes em todo o Brasil. O número de vagas para a primeira edição do sistema ainda não foi divulgado.
As instituições participantes do Sisutec são:
- Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;
- Escolas do Sistema S (Senai);
- Escolas técnicas das redes estaduais (Etec Paula Souza em São Paulo, por exemplo);
- Universidades públicas que também trabalham com a oferta de cursos técnicos.

VALORIZAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO

diploma de curso técnico está sendo cada vez mais valorizado no mercado de trabalho. As empresas buscam principalmente os profissionais habilitados para atuar nos setores industriais.
Pesquisas apontam que o curso de nível técnico garante 70% de contratação na disputa por vagas de emprego. Os profissionais são contratados logo após deixar a sala de aula e chegam a ganhar mais de 1.800 reais por mês.

Nenhum comentário: