terça-feira, 23 de julho de 2013

Sucesso na carreira: Fazendo mudanças

Sucesso na carreira: Fazendo mudanças

Você gostaria de ter um ritmo de vida diferente?

O DIA
Rio - Você gostaria de ter um ritmo de vida diferente? Mudar ou não, vai depender da força de vontade e da tomada de consciência sobre o que precisa ser modificado. Pode-se não ter pleno conhecimento do que vem nos atrasando e, por isso, não ser possível mudar. A dificuldade deve ocorrer porque o incômodo tem causas desconhecidas ou por não se ter força suficiente para fazer a transformação. Veja como dar o primeiro passo!
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
“Tenho uma agenda diária cheia de compromissos e de hábitos que não são saudáveis. Queria ter mais força de vontade e mais disciplina, mas acho muito difícil. Como posso mudar?”
Sebastião, Grajaú
Olá, Sebastião! Os especialistas afirmam que nascemos sem hábitos e que, com as experiências de vida, incorporamos vícios e comportamentos inadequados. Para desenvolver força de vontade, poder interior, motivação e disciplina, o primeiro passo é o autoconhecimento.
É preciso saber onde estamos em cada um desses aspectos para depois definir o quanto precisamos evoluir em relação a cada um deles.
É tão importante se conhecer e cuidar da dimensão emocional quanto ir ao médico e cuidar da sua saúde. Isto porque a dimensão psicológica influencia nossa força de vontade para mudar aqueles hábitos que não desejamos.
Assim, a dificuldade em mudar um hábito vai depender do quanto ele é profundo em nossa estrutura emocional. Alguns serão mais fáceis de mudar, outros nem tanto, e nem todos serão modificados sem uma boa dose de esforço e sofrimento. Neste caso, pedir ajuda a um psicoterapeuta é uma excelente saída.
O importante é saber que mesmo que a fase de mudança seja sofrida ou difícil, ela vai passar. É certo que será preciso ter coragem e fazer algum esforço para mudar, mas será preciso muito mais esforço para passar a vida toda sem se livrar daquilo que nos causa sofrimento, certamente.
Dessa forma, sugiro que você experimente colocar na sua agenda pequenos hábitos saudáveis que você consiga cumprir! Comece devagar. Se você incluir uma mudança por mês, ao final de um ano terá alcançado doze transformações. Nada mal, não é? Boa sorte em seu processo!
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças



    Nenhum comentário: