sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sucesso nas compras: Alimentos da estação

Sucesso nas compras: Alimentos da estação

Com os avanços tecnológicos na produção de alimentos, ficamos menos dependentes dos ciclos da colheita

O DIA
Rio - Com os avanços tecnológicos na produção de alimentos, ficamos menos dependentes dos ciclos da colheita. E assim, nas compras, conseguimos uma diversidade grande de produtos, mesmo que eles estejam fora de época. Essa facilidade pode enriquecer nossos hábitos alimentares, diversificando as fontes de nutrientes. Mas a primeira opção deve ser sempre pelos itens da estação, que são mais frescos e saudáveis.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
“Gostaria de saber quais são as frutas e os legumes que estão mais em conta no momento. O clima e a estação têm muita interferência no preço?”
Virgínia, Botafogo
Com a globalização, temos nos supermercados alimentos de todos os lugares do mundo, durante o ano todo. A engenharia genética e as novas tecnologias aplicadas no campo auxiliam a produção de vegetais e os deixam disponíveis para consumo.
A época do ano não é mais determinante para compra de determinados alimentos, como era no passado. Nossas refeições não dependem mais de safras e entressafras. É claro que o clima e as mudanças bruscas de temperatura influenciam. Muitas vezes, mesmo dentro do período de colheita, com uma grande variação no tempo, alguns produtos podem sumir do mercado ou se tornar muito caros.
Na hora de comprar, saiba que ganhamos em saúde e economia ao dar preferência para frutas, legumes e verduras produzidos e colhidos no período natural. Eles são mais saborosos e frescos e, consequentemente, mais saudáveis e baratos.
Vamos aproveitar que vivemos num país rico em variedades e não precisamos restringir a alimentação a somente uns poucos vegetais. O nosso corpo agradece quando variamos nossa dieta, enriquecendo-a com produtos diversos. Assim, nutrimos o nosso organismo e aprendemos a nos alimentar com mais qualidade.
No mês de julho, alguns vegetais são destaques nas feiras livres da cidade com preços mais baixos. Agora é época de : abacate, abacaxi pérola, banana prata, caju, laranja, limão, morango, tangerina poncã, agrião, alface, brócolis, espinafre, nabo, abóbora, cenoura, inhame, maçã importada e alho importado. Boas compras!
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos



    Nenhum comentário: