quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sucesso nos negócios: É hora de reformar

Sucesso nos negócios: É hora de reformar

Uma das estratégias mais comuns para atrair o público-alvo do empreendimento é fazer uma série de obras a fim de modernizar ou melhorar o local

O DIA
Rio - Uma das estratégias mais comuns para atrair o público-alvo do empreendimento é fazer uma série de obras a fim de modernizar ou melhorar o local. No entanto, antes de tomar esse passo, nada de sair quebrando parede sem planejar como vai dar início à reforma sem interromper o funcionamento. Além disso, vale considerar mudar a estrutura interna — seja no quadro de funcionários ou na administração. Saiba mais abaixo.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Sou proprietário de um bar e gostaria de expandir meu negócio, talvez reformá-lo para atrair mais clientes, mas não sei por onde começar. Posso fazer isso, sem interromper o funcionamento? Por onde começo?”
Manoel, Tijuca
Realmente, a reforma de um estabelecimento é usada por muitos empresários como uma das ações para atrair clientes. Porém, é fundamental que isso ocorra de forma planejada, a fim de manter a harmonia, e garantindo que, mesmo durante a obra, seja mantida a qualidade do serviço e dos produtos comercializados. Enfim, não há uma regra que defina por onde começar a reforma do bar. O que deve ser levado em consideração é se você conseguirá manter o funcionamento sem perder a qualidade.
Uma iniciativa que pode te ajudar nisso é a elaboração de um Plano de Negócios. Essa ferramenta permitirá que você analise o cenário atual do seu bar e identifique se esta é a melhor hora para investir nesta nova empreitada.
Ali, você deve abordar como se preparar — seja de portas abertas ou fechadas —, e como tornar viável esta fase do ponto de vista financeiro ou administrativo. Para iniciar o Plano de Negócios, de forma online e gratuita, vale acessar o endereço www.negociocertosebrae.com.br.
Para expandir, é importante que você avalie alguns pontos, como: o bar, hoje, já alcançou estabilidade? Diante desse novo desafio, você continuará a administrá-lo como faz atualmente ou precisará de mais alguém? Caso precise delegar tarefas, existe alguém preparado para isso?
Além desse levantamento interno, uma boa opção é fazer um Plano de Marketing, com ações direcionadas à captação de clientes, aumento de vendas e lucratividade.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras



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