segunda-feira, 22 de julho de 2013

Tatuagem nos olhos: perigos A tatuagem nos olhos é um procedimento invasivo, puramente estético e que oferece riscos à saúde.

Algumas pessoas buscam formas de modificações corporais bem inusitadas, como é o caso datatuagem nos olhos. Este tipo de tattoo, que surgiu nos Estados Unidos, ainda está sendo difundido de forma tímida no Brasil.
643633 Tatuagem nos olhos perigos 2 Tatuagem nos olhos: perigosTatuar os olhos é algo invasivo e perigoso. (Foto:Divulgação)
Qualquer tatuagem pode oferecer riscos à saúde se não for feita adequadamente. No entanto, quando o olho é a região tatuada, as ameaças aumentam consideravelmente.

SOBRE A TATUAGEM NOS OLHOS

tatuagem nos olhos, também chamada de eyeball tatoo, é realizada por poucos tatuadores brasileiros. A técnica consiste em injetar tinta na camada de proteção dos olhos, alterando assim a coloração da parte branca.
Na técnica, o olho é tatuado com uma tinta importada e específica, ou seja, não é o mesmo produto usado nas tatuagens convencionais. A agulha utilizada também é diferente e se parece muito com uma seringa. Para colorir os olhos, é necessário fazer três aplicações.
procedimento de tatuagem nos olhos é irreversível e doloroso. Não há qualquer tipo de perfuração, mas a pessoa que faz a tattoo inusitada pode sentir desconforto por vários dias.
  
No Brasil, um dos tatuadores especializados na técnica de tatuagem nos olhos é Rafael Leão Dias, de 31 anos. Ele estudou por dois anos para conseguir aprender todas as etapas do procedimento.
643633 Tatuagem nos olhos perigos 1 Tatuagem nos olhos: perigosA técnica utiliza um tipo de tinta especial. (Foto:Divulgação)

OS PERIGOS DA TATUAGEM NOS OLHOS

Sociedade Brasileira de Oftalmologia considera a tatuagem nos olhos como algo inteiramente nocivo e inadequado. As pessoas que se submetem à técnica podem desenvolver um tipo de inflamação interna e correm o risco de perder a visão.
Na técnica de tattoo nos olhos, a tinta é injetada entre a esclera (parte branca do olho) e a conjuntiva (uma espécie de filme que recobre a esclera). Ainda não há estudos específicos sobre a toxidade da tinta, mas um caso já foi registrado no qual a tinta foi parar dentro do olho.
tatuagem nos olhos pode causar glaucoma ou cegueira. Esta ameaça existe principalmente quando o tatuador exagera na quantidade de tinta e aumenta a pressão ocular. A tinta usada no procedimento também representa outros riscos, como a possibilidade de desenvolver uveíte, um tipo de infecção que acomete uma das áreas mais sensíveis do olho, a íris.
643633 Tatuagem nos olhos perigos Tatuagem nos olhos: perigosA tatuagem nos olhos pode causar glaucoma e até cegueira. (Foto:Divulgação)
O tatuador Rafael Leão garante que o pigmento usado para tatuar os olhos é à base de materiais orgânicos. Das 20 pessoas que foram submetidas à técnica por suas mãos, nenhuma apresentou problema.
As pessoas que vão se submeter ao procedimento invasivo nos olhos devem seguir as regras de segurança, isto é, procurar um profissional especializado e que trabalhe com um processo completo de assepsia e cuidado.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: