segunda-feira, 22 de julho de 2013

Unidades residenciais ‘dois em um’ ganham projeção no Rio de Janeiro

Unidades residenciais ‘dois em um’ ganham projeção no Rio de Janeiro

Entradas independentes permitem que famílias organizem melhor a estrutura ou ganhem renda com aluguel dos espaços

CRISTIANE CAMPOS
Rio - As unidades ‘double family’, que são apartamentos ou casas que oferecem uma suíte com entrada independente do outro quarto e do restante do apartamento, vêm ganhando espaço no mercado. O modelo pode ser visto no Enjoy Prime House, da Labes Melo, no Recreio dos Bandeirantes.
Fachada do Enjoy Prime House, no Recreio dos Bandeirantes
Foto:  Divulgação
O empreendimento oferece 128 unidades divididas em casas tríplex e apartamentos de três andares, que têm a opção de fazer ‘dois em um’.
“O modelo serve para adolescentes ou pais mais idosos que precisam morar com os filhos, mas desejam privacidade”, explica Eric Labes, diretor da construtora. Ele adianta que a empresa vai lançar mais 60 unidades no mesmo bairro com este perfil.
Vale lembrar que estes imóveis são também uma fonte de renda, já que é possível alugar um dos ambientes. “As unidades ‘double’ são voltadas principalmente a investidores, que conseguem alugar o imóvel para dois inquilinos diferentes, aumentando assim sua rentabilidade”, afirma Rubnes Berbert, diretor regional da Fernandez Mera Rio.
Sandro Santos, diretor da Sawala Imobiliária, confirma a tendência e complementa que o conceito está presente nas coberturas dúplex da Barra da Tijuca e do Recreio. “O Concetto, da Calçada, é um exemplo. Temos também o Option Full, da Mozak, em que as unidades de dois quartos podem ficar independentes, possibilitando duas locações”, explica Santos.
A área de lazer do Enjoy conta com uma grande e bela piscina
Foto:  Divulgação
Oportunidades para investimentos
Para Luigi Gaino, diretor-geral da Lopes Rio, as unidades ‘double’ têm forte apelo comercial e atraem investidores de diversas regiões do estado. “Outro dado importante é que o ‘double’ normalmente tem suporte de grande número de serviços atrelados e ‘payper use’ (só paga se usar)”, ressalta Gaino.
Segundo a arquiteta da MDL Realty, Niceli Maini, a tendência é bastante conhecida em São Paulo e há dois anos chegou ao Rio. Ela afirma que bairros como Barra e Catete são exemplos de regiões com demanda para este tipo de imóvel, por estarem perto da praia e de outros pontos turísticos.
“Muita gente prefere alugar um quarto a se hospedar num hotel e o ‘double flat’ é boa opção”, destaca Niceli.
A síndica Virginia Moraes mora há anos em um apartamento com este conceito. Ela aprova a planta e conta que conheceu o modelo em Miami, nos Estados Unidos. “No meu prédio todos os apartamentos são ‘double’, com duas varandas, e têm 90 metros quadrados”, diz Virginia que cedeu a suíte para o filho, que morou por 12 anos.

Nenhum comentário: