quarta-feira, 11 de setembro de 2013

As principais causas do ronco Entenda por que o ronco acontece e saiba quais são suas principais causas.

O ronco é um problema bastante comum e que é capaz de afetar a qualidade do sono, não apenas de seu portador, como também de todos que tentam dormir no mesmo ambiente. Conheça mais a respeito do assunto e saiba quais são asprincipais causas do ronco.
653844 O ronco é um problema que atrapalha muito. As principais causas do roncoO ronco é um problema que atrapalha muito. (Foto: divulgação)

POR QUE O RONCO ACONTECE

Quando a pessoa inspira o ar enquanto dorme, há um relaxamento das estruturas da garganta, resultando em um estreitamento das vias aéreas. O resultado é que a passagem do ar acaba sendo forçada, provocando uma vibração dessas estruturas e gerando o barulho, conhecido popularmente como ronco.

PRINCIPAIS CAUSAS DO RONCO

Existem várias causas que podem resultar no estreitamento da passagem do ar. As principais causas de ronco são:
  • Características anatômicas individuais, como o tamanho das narinas e comprimento do pescoço;
  • Presença de comorbidades que forçam uma respiração bucal, como a rinite crônica e adenoidopatias;
  • Presença de obesidade, com aumento do tecido adiposo especialmente na região do pescoço;
  • Maus hábitos, como fumar, ingerir álcool em excesso e comer demais antes de ir dormir.
653844 A respiração bucal é um dos motivos que leva ao ronco. As principais causas do roncoA respiração bucal é um dos motivos que leva ao ronco. (Foto: divulgação)

SINTOMAS DO RONCO

respiração ruidosa não é o único sintoma que o indivíduo que ronca pode apresentar, e outras queixas bastante comuns são:
  • Sono não reparador;
  • Frequentes despertares noturnos;
  • Problemas cognitivos, como dificuldade de memória, concentração e atenção;
  • Fácil irritabilidade;
  • Sonolência diurna excessiva;
  • Cansaço constante.

TRATAMENTO DO RONCO

Para tratar o ronco é preciso tomar algumas medidas importantes, como melhorar os hábitos antes de dormir, suspendendo o uso de álcool, tabagismo e de algumas medicações relaxantes antes de ir para cama, além de evitar dormir de barriga cheia ou virada para cima.
  
A prática de atividade física regular e a perda de peso são medidas importantes para combater esse tipo de problema. A maioria das pessoas também pode se beneficiar com a realização de fisioterapia, para fortalecimento da musculatura da garganta.
Uma consulta médica com otorrinolaringologista é fundamental para avaliar cada caso e ainda excluir a presença de problemas  que possam colaborar para a piora do quadro clínico, como desvios de septo, alergias, pólipos e tumores nasais ou hipertrofia das amigdalas e da adenoide.
Em algumas situações está indicado o uso de aparelhos intra-orais, capaz de ajudar no adequado posicionamento da mandíbula para frente, desobstruindo a passagem de ar pela garganta.
653844 Sonolência diurna é um do sintomas de quem ronca. As principais causas do roncoSonolência diurna é um do sintomas de quem ronca. (Foto: divulgação)
O ronco é um problema bastante comum e pode afetar a qualidade de sono não apenas de seu portador, como também de qualquer pessoa que tente dormir no mesmo ambiente. Por isso é fundamental identificar o problema e procurar ajuda profissional para resolvê-lo de uma vez por todas.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: