quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Coluna do Servidor: Vereadores cobram explicações da Educação municipal

Coluna do Servidor: Vereadores cobram explicações da Educação municipal

Objetivo é que a pasta se posicione quanto aos problemas apontados pelos professores em matéria publicada pelo O DIA

ALESSANDRA HORTO
Rio - O presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Reimont (PT) e o vereador Cesar Maia (DEM) vão apresentar requerimento de informação para a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é que a pasta se posicione quanto aos problemas apontados pelos professores na matéria publicada pelo DIA  no último domingo.
“Vamos citar cada escola apresentada no jornal e anexar a reportagem ao documento. É importante que a sociedade saiba o que a Secretaria Municipal de Educação tem para oferecer e, consequentemente, melhorar as unidades mencionadas no jornal”, declarou o vereador Cesar Maia (DEM).
O vereador Cesar Maia pede nesta quarta-feira esclarecimentos à prefeitura
Foto:  Divulgação
Entre hoje e amanhã, Reimont (PT) vai visitar o Ciep Samuel Wainer, na Tijuca. Entre os problemas apresentados estão o acúmulo de função das merendeiras e problemas com o ralo da cozinha. Segundo o relato da merendeira Cristiane Souza Rodrigues, 41, uma ou duas profissionais são responsáveis por servir, em média, 150 alunos no café da manhã, 350 no almoço e 350 no jantar. Elas têm que cozinhar, servir e também limpar todo o refeitório. “A cozinha é quente, não tem ventilação e não há programa de manutenção de esforço repetitivo”.
Segundo Reimont, é comum as merendeiras sofrerem com problemas de saúde: “As panelas são muito grandes, o fogão é inapopriado, as cozinhas são quentes. Infelizmente é comum que as merendeiras acumulem funções. É importante que haja solução para a categoria”.
Segundo a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação terá 30 dias para responder ao requerimento dos parlamentares. Mas a Constituição Federal prevê que o prazo pode ser prorrogado pelo mesmo prazo inicial.
Alerj realiza audiência
A Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo deputado Comte Bittencourt (PPS), faz audiência pública nesta quarta-feira, às 10h. A pauta “Manutenção, melhoria e intervenções físicas nas unidades escolares da rede estadual” vai analisar os mecanismos que a Secretaria de Educação usa para acompanhar e fiscalizar a execução das obras nas unidades.

    Nenhum comentário: