terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdade Investir na rede de contatos, aproveitar as ferramentas das redes sociais e estabelecer metas são algumas das boas dicas que podem ajudar recém-formados a encontrar o emprego tão desejado.

Acabei de me formar na faculdade, no curso dos meus sonhos, depois de muita dedicação. E agora, como encontrar emprego e começar a atuar na área em que me graduei?
653656 dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdade 600x600 Dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdadeDepois da colação de grau, muitos recém-formados encontram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)
Esse tipo de questionamento é feito semestralmente por milhares de recém-formados nos mais diferentes cursos superiores, em todas as regiões do Brasil, principalmente quando o graduado não abre mão daquele emprego dos sonhos, fechando as portas para qualquer outro tipo de oportunidade.
A falta de experiência do recém-formado e o mercado saturado de profissionais, em determinados segmentos, são também outros motivos que podem aumentar a dificuldade em arrumar emprego depois da faculdade.
Mas ao invés de ficar reclamando e sem saber o que fazer, você pode ficar atento às dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdade e tentar arrumar o trabalho que tanto sonhava. Confira algumas delas.
653656 dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdade 1 600x600 Dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdadeMuitos chegam a ficar desesperados em busca de qualquer vaga de emprego (Foto: Divulgação)

TIRE VANTAGEM DA SUA FALTA DE EXPERIÊNCIA

Se por um lado a falta de experiência pode ser um fator negativo para você, por outro ela pode se tornar uma grande aliada. Durante uma entrevista, mostre ao recrutador os estágios pelos quais passou e os projetos em que participou na faculdade.
  
Além disso, mostre a ele que a sua jovialidade pode significar uma grande facilidade para se adaptar a diversas situações e exigências do emprego.

NÃO SE VENDA POR POUCO

Tá certo que ao concluir a graduação, você não está em posição de recusar empregos e oportunidades, mesmo que elas não sejam as melhores opções. Mas tente se valorizar e não desistir do seu sonho.
Negocie, converse, discuta e tente tornar a situação o mais favorável possível, para que aquela oportunidade conseguida esteja bem próxima do emprego desejado.
653656 dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdade 2 600x600 Dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdadeO LinkedIn e outras redes sociais podem ser fortes aliados nessa procura pelo emprego dos sonhos (Foto: Divulgação)

SEJA CRIATIVO

Na hora de enviar o currículo ou durante um processo de seleção, seja o mais criativo possível, para chamar a atenção dos recrutadores para você. Desenvolva uma carta de apresentação diferenciada, produza vídeos, inove na maneira de contar a sua história, sempre lembrando-se de evitar mentiras e de não abusar da paciência alheia.

UTILIZE O LINKEDIN E OUTRAS REDES SOCIAIS

Uma das plataformas online mais utilizadas pelas empresas na hora de selecionar candidatos, oLinkedIn é uma ótima opção para quem está em busca de vagas de emprego.
Crie um perfil no LinkedIn e construa uma forte presença no site, fazendo amizades com pessoas que atuam na sua área de interesse. Não se esqueça também de estar presente, de maneira correta, no Twitter e no Facebook, além de outras redes sociais, uma vez que muitos contratantes costumam monitorar tais serviços.
653656 dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdade 3 600x600 Dicas para encontrar emprego depois de deixar a faculdadeNa hora das entrevistas, procure ser bastante criativo (Foto: Divulgação)

INVISTA NA SUA REDE DE CONTATOS

Apostar na sua rede de contatos é outra dica interessante para ajudar a arrumar emprego depois de se formar. Não tenha medo de pedir indicações e de explicar a sua situação aos contatos profissionais.
Lembre-se de manter contato frequente com tais pessoas, para não ficar conhecido como interesseiro. E não se esqueça de que futuramente, a situação pode se inverter, com você podendo retribuir a ajuda recebida.

ESTABELEÇA METAS

Ao invés de atirar para todos os lados, candidatando-se a dezenas de vagas por semana, estabeleça uma meta, definindo uma determinada quantidade de candidaturas semanais.
Fazendo isso, você poderá escolher melhor e batalhar de maneira mais efetiva para conseguir um emprego mais adequado e próximo daquela opção tão desejada.

Nenhum comentário: