terça-feira, 10 de setembro de 2013

Erros que não podem ser cometidos na redação do Enem A redação do Enem exige alguns cuidados específicos em sua formulação. Veja os principais erros que não podem ser cometidos na redação do Enem.

Existem alguns equívocos muito frequentes nas redações, e por isso ocupam a colocação dos mais cometidos. Porém, eles acontecem somente por falta de conhecimento, uma vez informados, os estudantes não voltam mais a cometê-los. Saiba mais sobre o assunto e veja os erros que não podem ser cometidos na redação do Enem.
653475 A prova de redação deve ser feita de acordo com as exigências pedidas. Foto divulgação Erros que não podem ser cometidos na redação do Enem A prova de redação deve ser feita de acordo com as exigências pedidas. (Foto: divulgação)

REDAÇÃO DO ENEM

redação do Enem é decisiva para muitos estudantes e sua nota é usada na contagem de pontos para ingressar na faculdade. Ela deve ser escrita com cuidado e deve conter no máximo 30 linhas e no mínimo 7. O gênero exigido no Enem é o chamado dissertativo-argumentativo onde o candidato atua em uma posição e faz uso de argumentos para defender sua posição sobre o tema que foi proposto.
Os temas variam de acordo com a prova e os assuntos atuais que geram polêmica em todo o mundo, podendo ser de ordem social, politica, cientifica e cultural.  A redação pode sofrer algumas penalidades de acordo com os erros cometidos pelos candidatos na hora de escrever e desenvolver o texto, o que leva a descontar pontos na redação, reduzindo a nota final.
653475 Os erros na redação do Enem podem ser evitados. Foto divulgação Erros que não podem ser cometidos na redação do Enem Os erros na redação do Enem podem ser evitados. (Foto: divulgação)

ERROS QUE NÃO PODEM SER COMETIDOS NA REDAÇÃO DO ENEM

1. Concordância: quando o sujeito aparece antes do verbo e gera a falta de concordância do mesmo com o sujeito.
2. Concordância nominal: quando o adjetivo e o substantivo são ligados ao verbo e não apresentam concordância.
  
3. Concordância verbal: o sujeito é colocado depois do verbo ou muito distante do mesmo.
4. Grafia e acentuação: os erros como letras minúsculas no inicio das frases, nome de lugares e pessoas também iniciados com letras minúsculas. Além da falta ou inadequação da acentuação.
5. Crase: uso de acentos em lugares indevidos e ausência de acentos que deveriam aparecer.
6. Períodos: a compreensão e o entendimento do texto são comprometidos pelo uso de períodos longos e incompletos, mutilados ou sem final.
7. Pontuação: uso de pontos em locais errados, fazendo com que seja mudado o sentido da frase.
8. Vírgula: uso inapropriado na separação do sujeito, objeto direto e indireto do verbo.
9. Gíria:linguagem informal usada que faz com que o vício falado apareça na escrita.
653475 É preciso saber mais sobre a maneira correta de fazer a redação. Foto divulgação Erros que não podem ser cometidos na redação do Enem É preciso saber mais sobre a maneira correta de fazer a redação. (Foto: divulgação)
O candidato deve ter em mente o tema central para não fugir da proposta pedida na elaboração da redação do Enem. A fuga não é aceita, para isso existem os textos de apoio que colaboram com o desenvolvimento das ideias. Aposte nas dicas para não errar mais e fique atento para asnovas regras de redação no Enem 2013.

Nenhum comentário: