quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Fim do voto secreto passa em comissão do Senado

Fim do voto secreto passa em comissão do Senado

Todas as votações no Congresso Nacional vão ser abertas. Texto ainda vai a plenário

O DIA
Brasília - Uma das reivindicações das manifestações que tomaram as ruas do país em junho, o fim do voto secreto no Congresso está próximo. Ontem, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou parecer da Proposta de Emenda à Constituição do Voto Aberto (PEC 43/2013), que propõe acabar com todas as votações secretas do Legislativo.
O texto aprovado é o mesmo enviado pela Câmara dos Deputados. Até o fim da noite, a expectativa era de que fosse aprovado em plenário.
A votação foi em sessão conturbada. Depois de quase três horas de discussão e várias manifestações contrárias à alteração no relatório, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) acabou voltando atrás e decidiu retomar o voto aberto para todas as votações do Congresso.
Com a retomada do projeto original, o texto vai ao plenário diferente do que sugerira o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele queria o “fatiamento” da PEC, para que a mudança fosse apenas nas votações de cassação de mandato — sem interferência no voto secreto para indicação de autoridades e na análise de vetos presidenciais, por exemplo.
Do lado de fora do Congresso, manifestantes sem roupa e cobrindo-se com cartazes fizeram protesto pacífico que contou com a adesão do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).[...] “Estou aqui me expondo. Não temos nada a esconder”, diziam os cartazes.
    Tags: voto secreto , Senado

    Nenhum comentário: