terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pastor de Shetland: saiba mais sobre a raça, fotos A raça pastor de Shetland é uma raça muito dócil e carinhosa. Saiba mais sobre esse animalzinho de estimação.

O pastor de Shetland ou simplesmente Sheltie, está entre as 10 raças mais inteligentes e possui um desejo muito grande de agradar seu dono e a sua família, podendo ser facilmente adestrado. Por se tratar de um cão pastor, pode ter tendência de latir muito. Saiba mais sobre a raça pastor de Shetland.
653262 Aposte nessa linda raça. Foto divulgação Pastor de Shetland: saiba mais sobre a raça, fotos Aposte nessa linda raça. (Foto: divulgação)

PASTOR DE SHETLAND

O pastor de Shetland ou Sheltie foi carinhosamente apelidado pelos apreciadores da raça, chamando a atenção por ter a aparência de uma miniatura de Collie, raça famosa da Lassie,que fez muito sucesso nos cinemas nos anos 50. A semelhança da raça não é mera coincidência, pois se acredita que a Collie de pelo longo seja um de seus ancestrais, assim como o Spitz e o Yakkie.
Porém, os pontos em comum se limitam à aparência, já que esses cães possuem temperamentos e tamanhos diferentes. Advindos das ilhas Shetland, ao Norte da Escócia, os Shelties foram usados durante muitos anos para reunir e guardar rebanhos em sua região, formada por terrenos difíceis e árduos para um cão de baixa estatura.
O padrão da raça foi escrito pelo clube dedicado a essa estirpe, o English Shetland, em 1914. Considerado um dos cães mais espertos entre os pastores, ocupando a 6ª posição no ranking das raças mais inteligentes apresentado no livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren.
653262 Essa raça está entre as 10 mais inteligentes. Foto divulgação Pastor de Shetland: saiba mais sobre a raça, fotos Essa raça está entre as 10 mais inteligentes. (Foto: divulgação)

PRÓS E CONTRAS DO PASTOR DE SHETLAND

Esse cãozinho é um companheiro de todas as horas e gosta de passar o tempo todo com a família. Ele se adapta facilmente em apartamentos e casas, desde que levado para passear.  Dentre os contras, esse cãozinho não gosta de vestir roupas e ficar muito tempo no colo das pessoas, já que é uma raça mais independente. Também não é indicado para quem passa 12 horas por dia fora de casa.
  
Além de ser companheiro, afetuoso, meigo e ligado ao dono, ele é muito brincalhão. Trata-se de um companheiro para tudo, desde atividades esportivas até para assistir televisão. Como possui um instinto de pastoreio mais exacerbado, eles podem morder os calcanhares do dono.
De acordo com as criadoras, os banhos devem acontecer conforme a necessidade, sendo uma boa média seria a cada 46 ou 60 dias. Já a escovação do pelo deve ser feita uma vez por semana e feita com uma espécie de escova de pino de aço sem bolinhas, bem como talco e spray para umedecer o pelo.
653262 O pastor shetland é uma raça muito dócil. Foto divulgação Pastor de Shetland: saiba mais sobre a raça, fotos O pastor shetland é uma raça muito dócil. (Foto: divulgação)
pastor de Shetland está entre as 10 raças de cães mais inteligentes do mundo. Esse cãozinho é muito dócil e carinhoso, sendo um excelente bichinho de estimação. Aposte nessa raça que é linda e muito carinhosa.

Nenhum comentário: