quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Qual é a idade da menopausa? A menopausa é uma condição natural na vida da mulher. Saiba mais sobre o assunto e veja a idade em que ocorre a menopausa.

A menopausa é o nome dado ao período após a última menstruação da mulher. O climatério consiste na etapa em que ocorre a transição da fase reprodutiva ou fértil para o não reprodutiva, devido à redução dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Saiba mais sobre o assunto e veja qual a idade da menopausa.
653929 A menopausa é uma condição normal da vida da mulher. Foto divulgação Qual é a idade da menopausa? A menopausa é uma condição normal da vida da mulher. (Foto: divulgação)

IDADE DA MENOPAUSA

menopausa é nome da última menstruação da mulher. O período anterior a menopausa é chamado de climatério, que vai dos 45 aos 60 anos. Nessa fase, os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, de maneira gradativa até perderem a capacidade de funcionar. Sendo assim, a mulher deixa de ter capacidade reprodutiva.
Trata-se de uma fase normal na vida da mulher. Porém ocorrem várias mudanças no organismo feminino podendo predispor ao surgimento e agravamento de muitas doenças. A principal característica é a parada da menstruação.
Porém, em muitos casos as mulheres na menopausa pode ser anunciada por irregularidades menstruais, hemorragias e ciclos menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor, atrofia de órgãos genitais e alterações do sono.
Não existe idade predeterminada para a menopausa. Normalmente acontece entre os 45 e 55 anos, mas pode acontecer a partir dos 40 anos sem que isso seja uma anormalidade. É chamada de menopausa precoce quando acontece antes dessa idade.
653929 Os fogachos são sintomas da menopausa. Foto divulgação Qual é a idade da menopausa? Os fogachos são sintomas da menopausa. (Foto: divulgação)

SINTOMAS DA MENOPAUSA

  
menopausa apresenta alguns sintomas característicos, sendo eles:
  • Depressão
  • Secura vaginal
  • Ondas de calor
  • Cansaço excessivo
  • Perda do brilho dos cabelos e diminuição da elasticidade da pele
  • Ausência da menstruação
  • Maior risco para o desenvolvimento da osteoporose

TRATAMENTO DA MENOPAUSA

tratamento para a menopausa deve ser feito com a terapia de reposição hormonal, usando somente hormônios sintéticos. Entretanto, o tratamento também pode ser feito de maneira natural com uso de lecitina de soja. O ideal é consultar o ginecologista para orientar sobre as medidas terapêuticas para aliviar o desconforto da menopausa.
653929 Vários sintomas surgem junto com a menopausa. Foto divulgação Qual é a idade da menopausa? Vários sintomas surgem junto com a menopausa. (Foto: divulgação)
A menopausa é uma condição normal na vida da mulher, onde ocorre a parada da menstruação. Os sintomas da menopausa são muitos e podem ser aliviados com alguns cuidados. Consulte o médico especialista para avaliar o caso e orientar sobre o tratamento correto.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: