quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Secretária garante que não haverá retaliação na volta dos professores

Secretária garante que não haverá retaliação na volta dos professores

Em reunião nesta terça, docentes municipais decidiram por fim da greve. Rede estadual decide nesta quarta-feira

ANGÉLICA FERNANDES
Rio - Através de sua página no Twitter, a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, informou que o calendário de reposição das aulas será divulgado nesta quarta-feira. Serão 24 dias úteis de aulas extras, a serem ministradas aos sábados. A secretária informou ainda que já está providenciando lanche emergencial para as unidades.
Na rede social, Costin confirmou também que as faltas dos profissionais durante a greve serão abonadas, conforme decisão judicial. E afirmou também que o retorno dos professores às salas de aula será de tranquilidade, sem retaliações. Costin disse que “os compromissos firmados pela secretaria serão cumpridos”.
O Sepe informou que as coordenadorias regionais vão tratar das reposições na segunda-feira e o conselho deliberativo votará o cronograma na terça, durante a assembleia na Cinelândia.
A decisão sobre rumo do movimento foi tomada ontem em assembleia na Tijuca com oito mil profissionais
Foto:  Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Com o lema ‘a luta continua’, professores da rede municipal de ensino resolveram suspender a greve, que já durava 34 dias. A decisão foi tomada em assembleia com 8 mil pessoas. A categoria resolveu voltar às salas de aula nesta quarta com a condição de se manter em estado de greve — ou seja, a qualquer momento podem voltar a cruzar os braços.
Na terça-feira, um protesto pacífico, seguido de nova assembleia, estão previstos na Cinelândia. A rede estadual decide nesta quarta-feira, no Clube Municipal da Tijuca, se segue em greve.
A reposição das aulas será discutida semana que vem. Durante a assembleia, a maior parte dos professores optou por negociar as aulas extras só quando a prefeitura apresentar o Plano de Cargos e Salários, que está em processo de finalização e poderá ser encaminhado à Câmara Municipal até segunda-feira. 
Vídeo:  Professores municipais decidem pelo fim da greve
“Na terça (quando há sessão plenária), vamos fazer uma pressão na Câmara para ver este plano. Queremos dar nossas opiniões até para que os vereadores discutam com o Executivo o que é melhor para nossa classe”, opinou a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-RJ), Martha Moraes. O plano prevê, entre várias demandas, a equiparação salarial das categorias do Ensino Fundamental e dos anos iniciais. 
Antes da assembleia de ontem, as nove coordenadorias regionais de educação já haviam votado, no dia anterior, pelo rumo da greve. Do total, sete escolheram a suspensão. Das que decidiram pela continuidade, o argumento era de que a classe perderia a credibilidade se desistisse da paralisação. “Não podemos confiar nesse governo”, argumentou a professora Ana Paula Meireles, de uma escola municipal da Tijuca.

    Tags: Educação , Greve

    Nenhum comentário: