terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sucesso na carreira: Novos desafios

Sucesso na carreira: Novos desafios

A falta de experiência e a ansiedade por resultados, comuns no comportamento de alguns jovens profissionais, são dois fatores que transformam o sonho da primeira chefia em pesadelo

O DIA
Rio - A falta de experiência e a ansiedade por resultados, comuns no comportamento de alguns jovens profissionais, são dois fatores que transformam o sonho da primeira chefia em pesadelo. O problema é agravado pelas empresas que promovem sem treinamento. A solução é o novato ter iniciativa de fazer curso de liderança, contratar treinador ou buscar gestor experiente para ser seu mentor. Veja como evitar deslizes.
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
“Em breve vou assumir meu primeiro cargo de chefia, aos 25 anos, mas tenho medo de cometer erros que prejudiquem minha carreira. Como posso me preparar para essa nova posição na empresa?”
Edilon, Penha
Olá, Edilon! Nas pesquisas que faço com futuros jovens gestores, observo que uma das causas dos deslizes é a ansiedade. Na pressa por mostrar resultados, eles conversam pouco com a equipe e, consequentemente, tomam decisões precipitadas, atingem resultados ruins e, pior, dificultam relacionamentos.
É bom ter humildade e pedir opinião até quando já se sabe a solução: ao participar, a equipe sente-se motivada e o líder tem a oportunidade de identificar de onde virão as melhores informações para ele ter as respostas.
O time que você vai assumir espera melhorias, então não tenha medo de fazê-las. No entanto, não crie insegurança mudando tudo de uma só vez para colocar “do seu jeito”. É importante fazer proposições no lugar de imposições. Um líder seguro não tenta ser o super-homem: corre riscos e às vezes erra, demonstra suas emoções e diz “nós” em lugar de “eu”.
Comece selecionando pessoas competentes, ensine, dê autonomia para decidirem e ofereça apoio na solução de tarefas complexas. Dê retornos, avalie e reconheça resultados. Elogie em público, mas faça as críticas em particular.
Seus resultados serão alcançados por meio das pessoas, então incentive a participação ou elas resistirão às mudanças. Além disso, estabeleça uma relação de confiança, tratando bem os funcionários. Fazer curso de liderança ajudará você a conhecer suas habilidades, motivações e limitações. Por fim, não se esqueça de alinhar seus planos com o seu chefe. Boa sorte!
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças.

    Tags: sucesso

    Nenhum comentário: