quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vacina contra H1N1: saiba mais A vacina contra H1N1 garante uma proteção de 80% durante um ano, mas as pessoas precisam se proteger contra a infecção.

O H1N1, mais conhecido como gripe suína, causou grande preocupação em 2009. Milhares de pessoas evitavam sair de casa e lavavam as mãos diversas vezes por dia com álcool em gel para não pegar o vírus. Uma vacina contra a doença já foi criada, mas a população ainda tem muitas dúvidas a respeito da imunização.
654018 Vacina contra H1N1 saiba mais 1 Vacina contra H1N1: saiba maisA Vacina contra H1N1 já está disponível em todo o Brasil. (Foto:Divulgação)

TUDO SOBRE A VACINA CONTRA H1N1

vacina do H1N1 foi criada com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas possível contra a doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu um padrão para a fórmula, que consiste em 15 microgramas da proteína retirada do vírus (inativo e fracionado). Para potencializar o efeito da vacina, algumas empresas usam um produto químico a base de hidróxido de alumínio, capaz de causar variações nos efeitos colaterais.
Depois que a pessoa recebe a vacina contra H1N1, ela fica imune ao vírus por pelo menos um ano. Qualquer indivíduo pode receber uma dose, desde que tenha mais de seis meses de idade e não apresente nenhuma contraindicação.
vacina contra a gripe suína é contraindicada para os pacientes que tomam alguma medicação capaz de alterar a imunidade, como corticoides ou imunossupressores.
654018 Vacina contra H1N1 saiba mais Vacina contra H1N1: saiba maisA imunização dura em média 1 ano. (Foto:Divulgação)
Os efeitos colaterais da vacina contra H1N1 variam de acordo com a fórmula e sensibilidade do indivíduo, mas normalmente são: dor local, febre baixa e mal-estar nas primeiras 48 horas após a aplicação. Se as reações prevalecerem por mais de dois dias e se agravarem, é necessário procurar um médico.
  
A vacina tem capacidade de imunização de 80%, por isso ainda existe a possibilidade da pessoa vacinada contrair o vírus da gripe H1N1. Vale ressaltar também que a dose não protege o organismo de outros tipos de gripe, então é importante ter cuidado com a exposição.
aplicação da vacina contra H1N1 requer prudência. Se o indivíduo está sofrendo com uma crise asmática, por exemplo, o quadro clínico pode ser piorado após a vacinação.

H1N1: SINTOMAS, TRATAMENTO

654018 Vacina contra H1N1 saiba mais 2 Vacina contra H1N1: saiba maisOs sintomas iniciais se parecem com uma gripe comum. (Foto:Divulgação)
Os sintomas da gripe causada pelo vírus H1N1 são semelhantes ao da gripe comum, como febre alta, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, irritação nos olhos, coriza, tosse e cansaço. Em alguns casos, o paciente pode sofrer com vômito e diarreia.
Assim que suspeitar do contágio de H1N1, o indivíduo deve procurar ajuda médica e evitar a automedicação. Os princípios ativos presentes em alguns antigripais, como Tamiflu e Relenza, se revelam eficazes no tratamento.  Se o paciente apresentar sintomas graves, ele precisa ser internado e ficar sob observação.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: