Rio -  O título não exagera, pois o queridinho da Ford conseguiu reunir o melhor dos mundos em habitabilidade, conforto  na cabine, com inúmeros porta trecos e tomadas, além de incorporar o moderno câmbio PowerShift, de seis marchas. Este talvez o maior motivo do meu título. Eficiente, o câmbio consegue entregar respostas rápidas eeconomia de combustível, o que é ótimo em uma avaliação longa como esta.
Foto: Divulgação
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Deixamos São Paulo sob duro teste da transmissão. Em modo automático para aguentar o tráfego da Marginal se mostrou eficiente, com trocas imperceptíveis, sem o habitual soluço das automatizadas (se você leu mesmo sobre o câmbio antes, verá que ele não é automático e sim mecânico com gerenciamento eletro-hidráulico). Caminhão lento à frente e espaço à esquerda, um toque seco na borboleta de redução, na esquerda, atrás do volante, despeja a potência do motor 2.0 nas rodas da frente e o Eco ultrapassa sem dificuldades, rumo à rodovia Ayrton Senna. No limite de 120 km/h pouca turbulência, que começa a aparecer mais tarde. Do motor, pouco ruído. O isolamento acústico é de primeira.

PERNAS CURTAS
Tem um probleminha. Apesar de oferecer muitos equipamentos, falta espaço para quem vai atrás, além da bagagem. que deve ser contada, pois o porta malas só leva 362 litros. O outro problema resvala no custo do modelo base PowerShift que é de R$ 63.390 e ultrapassa o concorrente direto Duster, mais espaçoso e que usa câmbio automático tradicional. O EcoSport tenta vender tecnologia diferenciada, como a direção elétrica, freios ABS, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e assistente de frenagem de emergência, boa parte deles inexistentes nos concorrentes nacionais, e detalhes exclusivos como seu sistema SYNC, com bluetooth e comandos de voz, mas achei a tela pequena demais, assim como o painel de cristal líquido central, entre o conta-giros e o velocímetro, e que indica as marchas, termômetro e computador de bordo. A versão testada, a topo de linha Titanium vem com mais itens, como ar digital, partida sem chave, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento, entre outros e custa R$ 70.890. Com airbags laterais e bancos de couro sai por R$ 74.600, isto é, completo, econômico mas salgado pelas dimensões compactas.