Cuba -  Fidel Castro expressou em carta sua satisfação pelo retorno nesta segunda-feira do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao seu país após mais de dois meses hospitalizado em Cuba. Em carta dirigida a Chávez e divulgada nesta segunda-feira pela imprensa cubana, Castro afirmou: "Me satisfaz muito que tenhas conseguido voltar ao pedaço de terra americana que tanto amas, e ao povo irmão que tanto de apoia".
"Foi necessária uma longa e angustiante espera, tua assombrosa resistência física e a consagração total dos médicos para obter esse objetivo" acrescentou o líder cubano na carta. Além disso, Castro mencionou o suporte do povo venezuelano ao seu presidente, "com suas demonstrações diárias de apoio entusiasta e irredutível" e considera que "esta é a razão de um retorno feliz à Venezuela".
"Você aprendeu muito da vida, Hugo, nestes duros dias de sofrimentos e sacrifícios. Agora que não teremos o privilégio de receber notícias tuas todos os dias, voltaremos ao método da correspondência que utilizamos durante anos", acrescentou.
O líder cubano também destacou o apoio que teve Chávez de seus familiares mais próximos, de seus companheiros no comando de governo, e das Forças Armadas Bolivarianas. Castro concluiu que "tudo aconteceu com muita discrição, para não daroportunidades aos grupos fascistas de planejar suas ações cínicas contra o processo revolucionário Bolivariano".
O presidente venezuelano retornou na madrugada desta segunda-feira à Caracas, segundo informou o próprio governante através do Twitter, e se encontra no hospital militar Carlos Arvelo na capital venezuelana.

As informações são da EFE