O transtorno global do desenvolvimento, conhecido popularmente como autismo, engloba uma gama de níveis de transtornos que vão desde o autismo não-verbal à Síndrome de Asperger. Apesar de compartilharem algumas características, também existem diferenças importantes entre as manifestações clinicas desses problemas. Saiba mais sobre o assunto e saiba quais são os tipos de autismo.
Autismo clássico
A manifestação clássica do autismo cursa com problemas sérios de comunicação e interação social. Geralmente o paciente apresenta comportamentos repetitivos e recebe o diagnóstico antes dos três anos de idade. Alguns sinais que podem sugerir esse tipo de transtorno englobam o desenvolvimento atrasado da linguagem, falta de gesticulação ou auto-estimulação e comportamentos repetitivos como o balançar do tronco e o bater de palmas. Essa apresentação pode variar desde o comprometimento leve (também chamado de alto funcionamento) ao grave (de baixo funcionamento).
- Autismo de alto grau de funcionamento
Geralmente os portadores desse tipo de autismo apresentam nível de inteligência dentro da normalidade, mas costumam apresentar atraso no desenvolvimento linguístico, social e na capacidade lúdica. Em alguns casos ainda pode ser observado comportamento obsessivo e até mesmo autodestrutivo.
- Autismo de baixo grau de funcionamento
Síndrome de Asperger
A Síndrome de Asperger é uma modalidade de autismo de auto grau de funcionamento em que o paciente apresenta sintomas inespecíficos, como dificuldades com relacionamento social, jogos simbólicos e habilidade motora fina, além de algumas características que o diferenciam do autismo clássico, como uma habilidade verbal excepcional. Não é incomum a ocorrência de obsessão por atividades bastante específicas.
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento – Sem Outra Especificação
Transtorno de Rett
Apesar de alguns autores englobarem a Síndrome de Rett como um dos transtornos do espectro autista, essa decisão é bastante controversa, pois esse transtorno é causado por uma mutação genética. Normalmente os pacientes apresentam sintomas típicos do autismo, incluindo a perda das habilidades sociais e de comunicação, muitas vezes imitando a apresentação clássica da doença. Pacientes que apresentam esse transtorno podem apresentar problemas que normalmente não afetam os autistas, como deterioração das habilidades motoras e da postura.
Transtorno Desintegrativo da Infância
O Transtorno Desintegrativo da Infância é o distúrbio do espectro autista caracterizado por uma degeneração das habilidades sociais e da comunicação, que ocorre em pacientes entre 2 e 4 anos de idade.
O autismo é uma entidade bastante complexa, que engloba vários distúrbios com quadro clínico semelhante, mas que possuem peculiaridades importantes. Entre as várias apresentações do transtorno global do desenvolvimento as principais diferenças se dão pela preservação ou não do intelecto, intensidade dos sintomas, idade de aparecimento do quadro clínico e nível de comprometimento das habilidades sociais e de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário