Batizado de “Gerenciador de contas inativas”, o recurso oferece a qualquer usuário a possibilidade de planejar a sua morte virtual, especificando o que o Google deve fazer com os seus dados após um determinado período de inatividade, que começa a ser contado após o último login na sua conta.
A gestão de conta inativa Google tem o objetivo de manter a segurança e a privacidade dos dados armazenados no Gmail, Picasa, Google Drive, Google+, YouTube e Blogger, entre outros serviços que pertencem à gigante de buscas na internet, incluindo mensagens, vídeos, fotos, arquivos e outros tipos de informações, evitando que elas caiam em mãos erradas.
Conheça: Serviços de testamentos digitais
Como funciona a gestão de conta inativa Google
Ao usar o Gerenciador de conta inativa do Google, você pode definir um período de tempo específico de inatividade da sua conta, cujas opções são de seis, nove ou 12 meses, após o qual o Google envia uma mensagem de alerta para um número de celular ou e-mail alternativo cadastrado, que pertença a alguém de confiança.
Caso não queira compartilhar os seus dados, o recurso funcionará também para apenas avisar a essas pessoas pré-cadastradas que a sua conta não está mais ativa. Outra opção oferecida pela ferramenta é excluir definitivamente a sua conta Google, após o período de inatividade.
Interação com o Google Drive: Gmail permite envio de arquivos com até 10 GB
Como ativar a gestão de conta inativa Google
Para ativar a gestão de conta inativa Google, basta fazer login no Gmail (ou outro serviço do Google), clicar sobre a seta localizada ao lado da foto do perfil e selecionar a opção “Conta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário