Confira os dez erros de quem não consegue se desligar nas férias
Veja quais são os deslizes mais comuns de quem não se desconecta do trabalho nestes dias e aprenda a evitá-los
Deixe o "kit escritório" em casa e aproveite as férias. Segundo especialistas, o ideal é tirar mais de 21 dias para descansar | Foto: Reprodução Internet
Mesmo uma “olhadinha rápida” nos e-mails impede a dissipação do estresse e ainda derruba a produtividade. Ou você pensa que tirar férias é para os fracos? “É a velha história do copo que vai enchendo e enchendo até que um belo dia basta uma gota para transbordar”, diz Branca. “Tirar férias é a melhor forma de baixar o nível de água no copo e voltar disposto, com bom-humor suficiente para suportar os problemas do dia a dia de forma mais leve”.
Prioridade e planejamento são a solução. As férias devem ser pensadas em termos de antes, durante e depois. Comece por definir quais tarefas serão realizadas nesse período, as prioridades, grau de dificuldade e quem fará o quê.
Algumas pessoas preferem folgar por pequenos períodos ao longo do ano, mas há quem defenda a saída mais prolongada – e mais perto do máximo determinado pela legislação trabalhista brasileira. “Dados apontam que o ideal é tirar mais de 21 dias, porque é a partir desse período que o corpo para de produzir os hormônios do estresse”, diz a coach Mariella Gallo.
Uma vez planejado seu afastamento e sua substituição, não caia no mundo em seguida. Permita-se um período de alguns dias de “desintoxicação” em casa, curtindo a família.
Nessa fase, como em todo período, não vale checar e-mails, nem atender ao celular do trabalho.
Depois viaje, de preferência para um lugar de cenário e rotina bem diferentes. Na volta, reserve uns dias para fazer uma ambientação em casa e ver se está tudo bem antes de retornar ao trabalho.
Saiba quais são e como evitar os principais erros das férias:
1 - Não planejar adequadamente: antes de sair, organize uma lista das tarefas a serem cumpridas na sua ausência.
2 - Não treinar um substituto: delegue as tarefas listadas para pessoas que tenham o perfil adequado, sugere Branca Barão.
3 - Não confiar no substituto: se treiná-lo adequadamente, não há porque achar que seu substituto não vai dar conta do recado.
4 - Não comunicar os envolvidos: avise os clientes e a chefia sobre como e por quem as atividades serão realizadas na sua ausência.
5 - Levar o “kit empresa” na viagem: deixe o celular corporativo e o notebook do trabalho em casa.
6 - Tirar um período muito curto de férias: reserve tempo suficiente para se “desligar do escritório”. A quantidade de tempo é pessoal.
7 - Ficar sintonizado em projetos: viva o presente. Esqueça os últimos problemas do trabalho e evite a ansiedade quanto ao futuro.
8 - Ler livros ligados ao trabalho: evite títulos sobre liderança, estratégia ou gerenciamento. Tente um romance.
9 - Manter a rotina: visite lugares novos, faça cursos diferentes ou qualquer atividade que lhe interessar. “Senão, você vai pensar no trabalho o tempo todo”, observa Branca.
10 - Voltar das férias direto para o trabalho: reserve alguns dias para retomar a rotina de casa, checar se está tudo bem e se preparar mentalmente.
As informações são de Aline Viana, do IG
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