O 'plano de voo' das barcas para acabar com a 'ressaca'
Os projetos foram revelados pelo presidente da empresa, Marcio Roberto de Morais, que garantiu: “Elas são um compromisso, não só conversa. Cumpriremos todas as etapas desse pacto de qualidade com o usuário, que não pagará mais por isso”, disse ele.
Morais garante que já este ano as duas novas barcas vão reduzir boa parte dos atrasos e o tempo das viagens | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
A primeira das ações começa em 60 dias com a chegada de embarcação com 362 lugares e ar-condicionado, vinda da Coreia. E está prevista mais uma barca para o segundo semestre.
Elas serão alugadas por R$ 700 mil por ano, cada. Reformas e obras de melhorias nas estações Arariboia e Praça 15 também fazem parte do cronograma de melhorias deste ano.
Até 2015, está prevista a chegada de nove novas embarcações compradas pelo estado, orçadas em R$ 80 milhões. São sete de dois mil lugares, que estão sendo construídas, e duas para 500 passageiros.
Elas serão alugadas por R$ 700 mil por ano, cada. Reformas e obras de melhorias nas estações Arariboia e Praça 15 também fazem parte do cronograma de melhorias deste ano.
Até 2015, está prevista a chegada de nove novas embarcações compradas pelo estado, orçadas em R$ 80 milhões. São sete de dois mil lugares, que estão sendo construídas, e duas para 500 passageiros.
Longas filas na Praça 15: rotina infernal para quem cruza a Baía | Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Morais afirmou que, com apenas mais duas novas barcas no segundo semestre, haverá redução no tempo e nos atrasos das viagens, principal reclamação dos usuários.
Um dos trajetos beneficiados será Praça 15-Paquetá, com redução de 70 para 40 minutos em 80% das saídas. “À medida que as novas, maiores, chegam, retiramos as tradicionais e remanejamos para a Praça 15, onde são mais necessárias. As substituições permitirão ainda ter reserva de barcas para colocar no lugar de outra em caso de panes, evitando atrasos”, explicou.
Treinamento para os funcionários com foco no atendimento ao usuário também faz parte das ações. “Somos prestadores de serviço público, e é essa cultura que temos que ter”, espera Morais.
"Barcas não atendem às necessidades"
Morais atribui a demora na aquisição de novas embarcações ao tipo de transporte que a concessionária precisa e à burocracia.
“Não temos embarcações que atendam às nossas necessidades nas prateleiras nem em regiões por perto. É preciso pesquisar onde encontrar. Depois de adquiridas, há a burocracia para importá-las e liberá-las. E quando chegam, têm que passar por adaptações, já que não são novas”, justificou o presidente da CCR Barcas.
E enquanto toda a frota não é substituída, o que está previsto para 2015, as barcas tradicionais continuam operando. “Em Paquetá temos que ter uma delas porque transportamos cargas para lá”, explicou ele.
“E as tradicionais são antigas, mas estão em bom estado. Reconhecemos os problemas nos nove meses de gestão e trabalhamos para melhorar o serviços e vamos mostrar o que já foi feito”, prometeu ele.
Capacidade ampliada nas estações
Com capacidade para dois mil passageiros, as estações Arariboia e Praça 15 vão aumentar em quatro vezes esse número, totalizando oito mil usuários, com as obras e reformas.
Parte das intervenções já começou e inclui o aumento do número de catracas de 14 para 48, climatização total das estações, incluindo o túnel de Charitas, e cobertura externa.
Mas até essa mudança, prevista para dezembro, Morais informa que as filas continuarão. “Medimos a quantidade de usuários pelas catracas, que travam quando atingem o limite, o que gera fila. Vai acontecer até a conclusão das obras”.
Para cobrar no prazo marcado
Nova barca operando em 60 dias e mais uma no segundo semestre.
Mais 9 barcas em 2015.
Fim da primeira fase da reforma da estação Arariboia em julho, conclusão até dezembro.
Início da obra da estação Praça 15 em maio e fim em dezembro.
Redução em 80% das viagens em 30 minutos na linha Praça 15-Paquetá em 60 dias.
Treinamento de funcionários com foco no no atendimento já em andamento.
Refrigeração do Túnel da Charitas em julho.
Revitalização da Praça Arariboia com a Prefeitura de Niterói na metade de 2014.
Um dos trajetos beneficiados será Praça 15-Paquetá, com redução de 70 para 40 minutos em 80% das saídas. “À medida que as novas, maiores, chegam, retiramos as tradicionais e remanejamos para a Praça 15, onde são mais necessárias. As substituições permitirão ainda ter reserva de barcas para colocar no lugar de outra em caso de panes, evitando atrasos”, explicou.
Treinamento para os funcionários com foco no atendimento ao usuário também faz parte das ações. “Somos prestadores de serviço público, e é essa cultura que temos que ter”, espera Morais.
"Barcas não atendem às necessidades"
Morais atribui a demora na aquisição de novas embarcações ao tipo de transporte que a concessionária precisa e à burocracia.
“Não temos embarcações que atendam às nossas necessidades nas prateleiras nem em regiões por perto. É preciso pesquisar onde encontrar. Depois de adquiridas, há a burocracia para importá-las e liberá-las. E quando chegam, têm que passar por adaptações, já que não são novas”, justificou o presidente da CCR Barcas.
E enquanto toda a frota não é substituída, o que está previsto para 2015, as barcas tradicionais continuam operando. “Em Paquetá temos que ter uma delas porque transportamos cargas para lá”, explicou ele.
“E as tradicionais são antigas, mas estão em bom estado. Reconhecemos os problemas nos nove meses de gestão e trabalhamos para melhorar o serviços e vamos mostrar o que já foi feito”, prometeu ele.
Capacidade ampliada nas estações
Com capacidade para dois mil passageiros, as estações Arariboia e Praça 15 vão aumentar em quatro vezes esse número, totalizando oito mil usuários, com as obras e reformas.
Para cobrar no prazo marcado
Nova barca operando em 60 dias e mais uma no segundo semestre.
Mais 9 barcas em 2015.
Fim da primeira fase da reforma da estação Arariboia em julho, conclusão até dezembro.
Início da obra da estação Praça 15 em maio e fim em dezembro.
Redução em 80% das viagens em 30 minutos na linha Praça 15-Paquetá em 60 dias.
Treinamento de funcionários com foco no no atendimento já em andamento.
Refrigeração do Túnel da Charitas em julho.
Revitalização da Praça Arariboia com a Prefeitura de Niterói na metade de 2014.
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