Tecnologia em todos os pisos
O SUV médio Tiguan tem 200 cv, tração integral e conforto para te levar a todos os lugares
POR MARCELLUS LEITÃO
Rio - R-Line é a sigla de modelos da VW com acabamentos esportivos. Entre os ‘esportivizados’ por aerofólio, spoilers e saias laterais na cor da carroceria, rodas leves de 18 polegadas com pneus de perfil baixo, molduras nos para-lamas e símbolo “R-Line” na grade frontal.
Além disso faróis bi-xênon com auxiliares direcionais. Por dentro há bancos elétricos com o logo da versão e detalhes em alumínio. Testamos esse Tiguan, que é sem sombra de dúvida, um dos mais equilibrados SUVs da atualidade. Nesta versão, além dos acabamentos e mimos internos, o SUV mantém o excelente e premiado motor turbo de injeção direta de 200 cv, que dá a pitada esportiva ao modelo, beneficiado ainda pelo câmbio de dupla embreagem e seis marchas automático, com opção de mudanças em borboletas atrás do volante. Nesta configuração, o preço do Tiguan pode chegar aos R$ 130 mil.
Foto: Divulgação
Bem dimensionado e versátil, usa o sistema de tração integral 4 Motion da marca, o que lhe confere estabilidade no asfalto e aderência na terra, embora com limites estabelecidos pelos pneus de alto desempenho em estradas pavimentadas. O modelo, aliás, é bom de curvas de alta velocidade, fiel às de baixa, retoma e ultrapassa com eficiência, além de ter um conjunto ótico de primeira.
Em uma subida de serra, à noite com chuva e sem transtornos, o Tiguan R Line mostrou aderência, estabilidade em exigência às vezes incomuns para um SUV, cuja massa elevada costuma apresentar rolagem de carroceria nas curvas fechadas. Este é um carro neutro, que nasceu para o asfalto.
NA TERRA
Na estrada vicinal à direita, mais 21 quilômetros de piso compactado e lama eventual, também ultrapassados sem nenhum problema, logo após desligado o controle de estabilidade e tração, operação indicada para estradas de terra. A tração 4 motion não necessita engates ou atenções especiais, mas funciona muito bem. Em conjunto com o câmbio sequencial em modo manual atravessa sem problemas os obstáculos. Desde que se tenha cuidado com os pneus de perfil baixo, que fazem parte do discurso 'R'.
O sistema de som, impecável e o ar-condicionado bi-zone completam a habitabilidade, que tem como a cereja do bolo um teto solar sky window, este que brinda com luz até os espaçosos ocupantes do banco de trás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário