A hipertensão é uma doença silenciosa. A ausência de sintomas dificulta o diagnótico, o qual muitas vezes é realizado somente quando problemas mais sérios aparecem. De acordo com Sociedade Brasileira de Hipertensão, a hipertensão é responsável por 40% das mortes por Acidente Vascular Cerebral e 25% daquelas doenças coronariana.
Leia mais: Tratamento caseiro para pressão alta
Para evitar e combater a pressão alta é preciso seguir uma dieta balanceada e tomar alguns cuidados. Segundo recomensações médicas o ideal é ingerir de 6g a 8g de sal ao dia. Além do controle na dosagem do sal, o hipertenso precisa seguir uma alimentação balanceada, priorizando frutas, legumes, grãos, carne magra e cereais.
Aumentar a ingestão de potássio ainda ajuda o controle da pressão alta. Para isso, uma alimentação rica em frutas e vegetais pode ser útil na redução da pressão e prevenção da hipertensão arterial.
Veja também: Remédios naturais para pressão alta
Limite
- Sal;
- Margarinas;
- Gema de ovo;
- Crustáceos.
Evite
- Açúcar;
- Frituras;
- Derivados de laticínios com gordura;
- Carnes vermelhas com gordura;
- Alimentos industrializados.
O corte do álcool também ajuda o controle da pressão alta naqueles indivíduos que ingerem grandes quantidades de bebidas alcoólicas. A recomendação é que a bebida seja limitada a 30g/dia em 600 ml de cerveja ou 250 ml de vinho. Já para destilados (vodka, whisky e outros) 60ml é o limite. Este valor deve ser cortado à metade para quem estiver com baixo peso ou com sobrepeso ou triglicérides elevados.
Confira ainda: Dez dicas para controlar a pressão alta
Nenhum comentário:
Postar um comentário