O tomate é capaz de trazer grandes benefícios à saúde. Isso se deve a substância licopeno, um antioxidante potente presente na fruta. Embora seja utilizado no cardápio diário, alimentos de cor amarela e vermelha, como abóbora e cenoura podem substituir o tomate nas refeições. Saiba mais sobre o assunto e veja quais os alimentos que podem substituir o tomate.
Aumento do preço do tomate
Desde o aumento drástico no preço do tomate, o alimento se tornou praticamente uma preciosidade na mesa dos brasileiros, restaurantes e consumidores, que estão usando cada vez menos a fruta. No momento de criar o cardápio das refeições, é possível substituir o tomate por outros alimentos que contenham valor nutricional semelhante ou igual.
Qualquer vegetal ou fruta que tenha coloração entre amarelo e vermelho possui o mesmo tipo de carotenoide responsável pela coloração vermelha do fruto, o licopeno. Esse antioxidante é notório pela capacidade de ajudar na prevenção do câncer de próstata e outras doenças.
Os carotenoides além de serem corantes naturais, se caracterizam por ajudar o corpo a manter os níveis elevados de vitamina A. A ingestão dessa substância é muito importante, pois ajuda a prevenir a liberação dos radicais livres, moléculas que proporcionam envelhecimento e desenvolvimento de doenças.
Alimentos que podem substituir o tomate
Segundo especialistas, não adianta comer somente tomate ou apenas cenoura, que são parte do mesmo grupo. A pessoa deve optar por cinco cores diferentes, já que cada grupo de cor oferece um tipo de antioxidante diferente, para garantir ação eficaz.
Para substituir o tomate, é só escolher outro vegetal ou fruta que possua coloração variante entre amarelo e vermelho. Dentre as opções mais comuns estão a cenoura, o caqui, a abobora, a melancia e a goiaba.
O ideal é que o consumo desses alimentos, assim como o tomate, seja de 100 gramas diárias. Além do licopeno, o tomate contém grandes quantidades de vitamina C, potássio, magnésio e fibras. Essas substâncias podem ser encontradas com facilidade em grande parte dos legumes e vegetais.
Veja também benefícios do tomate para a saúde
O tomate é um alimento rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, com o aumento do preço, fica difícil o consumidor aderi-lo na dieta. A boanotícia é que a fruta pode ser substituída por outros alimentos que contém os mesmos nutrientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário