quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro é celebrado anualmente em 13 de Dezembro.

A data homenageia a digna e honrosa profissão de marinheiro, o responsável pela manutenção, serviço e segurança dos navios e submarinos.

A Marinha do Brasil é uma das três forças armadas do país, assim como a Aeronáutica e o Exército. Os marinheiros da Marinha Nacional são responsáveis por defender a nação brasileiras, nos rios e oceanos.

Existem vários tipos de marinheiros, dependendo do trabalho específico que executam. Os marinheiros mercantes, por exemplo, viajam o mundo, de país em país, levando e trazendo produtos e mercadorias.

Homenagem ao Dia do Marinheiro

"Qual cisne branco que em noite de lua. Vai deslizando num lago azul, o meu navio também flutua nos verdes mares, de norte a sul. Feliz Dia do Marinheiro...!!!"

"Quanta alegria nos traz a volta à nossa Pátria do coração. Dada por finda nossa derrota. Temos cumprido nossa missão! Feliz Dia do Marinheiro!"

Origem do Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro surgiu em homenagem à Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré, que nasceu em 13 de Dezembro de 1807.

Almirante Tamandaré é considerado o patrono da Marinha Brasileira, devido a sua bravura nos combates da Guerra do Paraguai e por todo o seu serviço à Marinha Nacional.





domingo, 10 de dezembro de 2017

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos

A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de Dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de Dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.