O Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Dr. Rubens Lopes da Costa Filho, além da sua vice-presidência e diretoria desejam a todos os desportistas, aos veículos de comunicação, e também aos Clubes e Ligas filiadas um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO.
O Presidente espera que, em 2014, juntos possamos colaborar para que o futebol carioca continue brilhando dentro e fora dos gramados.
Se mentalizarmos todos os dias esta frase, com certeza estaremos eliminando muitos fracassos nesta grande viagem chamada vida. Assim, é preciso entender que fracassos e sucessos só dependem das suas escolhas, diante da determinação, dos seus sonhos e dos seus objetivos traçados. Vocês são, na verdade, os grandes comandantes dos seus destinos, na busca incessante do remanso da tranqüilidade, onde a felicidade fez um porto seguro para vocês descansarem.
Sorteio da Copa: Fernanda Lima rouba a cena e repercute no Twitter
Atriz é a mestre de cerimônia do sorteio de grupos do Mundial
O DIA
Bahia - Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert foram escolhidos para apresentar a cerimônia do sorteio de grupos para a Copa do Mundo de 2014. A atriz fez sucesso no Twitter e foi um dos assuntos mais comentados no microblog. A maioria das citações fazia referência a beleza da moça.
"@IsabelaaFreitas: gente pq a fernanda lima é tao linda ME DIZ PQ??????????"
"@rafael_tome: por mim, já podia entregar a taça pra fernanda lima e ir tdo mundo pra casa..."
@zizalucci46: Como faz para entrar no grupo da magreza da Fernanda Lima?"
"@Elder_Salgueiro: Fernanda Lima é gata demais né, que isso"
"@brendaamr_ Quando eu crescer eu quero ser a Fernanda Lima"
Fernanda Lima chamou atenção dos internautas por sua beleza
Foto: Reuters
Fernanda também viu seu nome envolvido em uma polêmica. Anteriormente, chegou-se a especular que a apresentação seria feita por Lázaro Ramos e Camila Pitanga. No entanto, a Fifa confirmou a atriz ao lado de seu marido Rodrigo Hilbert, o que fez com que muitas pessoas acusassem a entidade de racismo.
A estreante Bósnia caiu no Grupo F, com Argentina, Irã e Nigéria. Enquanto isso, outro confronto de peso na primeira rodada será no Grupo G, entre Alemanha e Portugal, em Salvador.
Mandela foi homenageado durante o sorteio
Foto: Efe
Uma grande homenagem a Nelson Mandela foi responsável pela abertura da cerimônia. O líder dos Direitos Humanos, que faleceu na última quinta-feira e participou da final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, foi lembrado pela Fifa com um belo clipe. Em seguida, a apresentação de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert iniciou as atividades do evento na Costa do Sauípe.
O primeiro ato ficou por um clipe de lançamento da Copa do Mundo do Brasil, com a apresentação de Alcione e Emicida cantando a música Brasil Pandeiro. Em seguida, a entrada de Joseph Blatter e Dilma Rousseff marcou o início oficial da celebração com um minuto de silêncio em sinal de mais uma homenagem a Nelson Mandela. Logo após, Dilma e Blatter comentaram sobre a expectativa do Mundial do ano que vem e garantiram que a competição será muito especial.
"Esta Copa ficará marcada para sempre. O Brasil respira futebol, nosso povo ama este esporte. Será uma oportunidade de nos reencontrarmos com a competição e dos visitantes conhecerem ainda mais a nossa terra, que aceitou o desafio de acabar com a miséria e criar oportunidades para todos", disse Dilma, que teve o discurso reforçado por Blatter: "Estava na hora de o Brasil se reencontrar com o Mundial", acrescentou.
Dilma mostra ansiedade por Copa de 2014
Foto: Efe
Após os discursos de Dilma e Blatter, o técnico da Espanha Vicente del Bosque compareceu ao palco e entregou a taça conquistada pela Espanha em 2010 para os apresentadores, simbolizando o reinício da disputa e projetou um grande desafio para os atuais campeões: "Sei que será difícil, teremos excelentes rivais", disse Vicente, que viu, em seguida, Alexandre Pires e Vanessa da Mata interpretarem a música "Um a zero", de Pixinguinha.
Após um clipe apresentando as 15 primeiras seleções que irão disputar a Copa, o ex-atacante Ronaldo subiu ao palco e comentou a sensação de participar da organização do Mundial: "Tenho certeza que um trabalho de anos e de milhares de pessoas será recompensado ao entregarmos a melhor e maior Copa de todos os tempos".
Depois da aparição de Ronaldo, Bebeto e Marta subiram ao palco para apresentar Fuleco, a mascote da Copa: "O Fuleco é um bebezão. Ainda bem que tenho como companheiros a Marta e o Ronaldo para organizar esse desafio", disse Bebeto.
Pelé também marcou presença antes do início do sorteio e fez questão de lembrar uma velha história para comentar seu desejo de ver o Brasil campeão em 2014: "Tenho uma confiança muito grande no Brasil e acho que vamos disputar a final. Tem uma coisa que já falei algumas vezes, mas não sai da minha memória. Vi meu pai chorando quando o Brasil perdeu a Copa de 1950 e não quero que meus filhos me vejam chorando nesta Copa. Quero dizer a toda a família do futebol mundial que o nosso país está esperando vocês de braços abertos", comentou Pelé, último convidado antes do início do sorteio, feito pelos grandes ídolos Ghiggia, Hurst, Kempes, Canavarro, Matthaus Cafú, Zidane e Hierro. A festa foi encerrada com a apresentação de Margareth Menezes e Olodum, numa homenagem à Bahia. Confira os grupos da Copa do Mundo de 2014:
Grupo A: Brasil Croácia México Camarões
Grupo B: Espanha Holanda Chile Austrália
Grupo C: Colômbia Grécia Costa do Marfim Japão
Grupo D: Uruguai Costa Rica Inglaterra Itália
Grupo E: Suíça Equador França Honduras
Grupo F: Argentina Bosnia-Hezergovina Irã Nigéria
Grupo G: Alemanha Portugal Gana Estados Unidos
Grupo H: Bélgica Argélia Rússia Coreia do Sul
Grupo da Morte: três campeãs mundiais e o maior desafio da Copa do Mundo
Uruguai, Itália e Inglaterra estão no Grupo D ao lado da 'zebra' Costa Rica. Algum gigante vai ficar pelo meio do caminho...
RAFAEL ARANTES E ULISSES VALENTIM
Rio - Três campeãs mundiais no mesmo grupo. Assim ficou definido o Grupo da Morte da Copa do Mundo de 2014. Uruguai, Itália e Inglaterra estão juntas no Grupo D do Mundial do ano que vem. As favoritas, que também contam com a presença da Costa Rica na chave, terão pela frente o maior desafio da competição, que terá pelo menos uma potência eliminada na primeira fase.
O histórico dos Grupos da Morte marcou época nas Copas do Mundo. Nas últimas cinco edições do Mundial, um misto de zebras e favoritos protagonizaram o decorrer da primeira fase. Em 1994, a chave mais difícil, com Nigéria, Bulgária, Argentina e Grécia, emplacou três classificados, deixando apenas a Grécia fora das oitavas de final. Naquela época,
Valcke sorteia Uruguai como cabeça de chave. Semblantes parecem prever o grupo mais difícil da Copa
Foto: Reuters
Em 1998, a zebra tomou conta do Mundial. No torneio realizado na França, as favoritas Bulgária e Espanha foram eliminadas por Paraguai e Nigéria no Grupo D da primeira fase. O fato se repetiu em 2002, quando a time de astros da Argentina foi na fase de grupos após um empate com a Suécia, que se classificou ao lado Inglaterra.
No entanto, nas últimas duas edições os favoritos não tiveram problemas mesmo no grupo mais difícil. Em 2006, Argentina e Holanda deixaram Costa do Marfim e Sérvia para trás no Grupo C, e em 2010 Brasil e Portugal passaram sem problemas por Costa do Marfim e Coreia do Norte, equipe que foi o "saco de pancada" da competição.
O segundo confronto terá a Espanha, que disputou duas partidas nas Copa das Confederações (na primeira fase contra Taiti e depois na final da competição contra o Brasil). Desta vez, o adversário da Fúria vai ser o Chile, no dia 18 de Junho, também às 19 horas.
Dia 15 de Junho, Maracanã vai receber Argentina e Bósnia
No dia 22 de Junho, às 19 horas, Rússia e Bélgia se encaram em duelo que pode definir o primeiro colocado no grupo H. Esta partida é válida pela segunda rodada da primeira fase. Fechando a parte de grupos, a França encara o Equador no dia 25 de Junho, às 17 horas.
O Maracanã será palco de ainda mais três confrontos. No dia 28 de Junho, às 17h, o estádio recebe uma partida das oitavas de finais. O primeiro colocado do grupo C que tem Colômbia, Costa do Marfim, Grécia e Japão; encara o segundo do grupo F que tem Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria.
Nas quartas de finais, dia 4 de julho às 13 horas, se encaram o vencedor do confronto entre o primeiro colocado do grupo D (Costa Rica, Inglaterra, Itália e Uruguai) e o segundo do grupo F (Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria) contra o vencedor do confronto entre o primeiro lugar do grupo G (Alemanha, Estados Unidos, Gana e Portugal) e o segundo do grupo H (Argélia, Bélgica, Coreia do Sul e Rússia).
Além destas partidas, o Maracanã será sede da final da Copa do Mundo, que acontece no dia 13 de Julho. Esta será a única oportunidade da seleção brasileira de atuar no Maior do Mundo.
Imprensa internacional repercute Grupo da Morte da Copa do Mundo
Chave com Uruguai, Itália, Costa Rica e Inglaterra é considerada a mais difícil do Mundial de 2014
O DIA
Rio - Tem que dar a vida! O Grupo D da Copa do Mundo de 2014 já vem repercutindo por toda a imprensa mundial. A chave com Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália é o temido grupo da morte e já ganha destaque pelo cenário esportivo. Jornais como o "Mundo Deportivo", "Olé" e "As" guardam suas manchetes para o duelo entre as três seleções campeães do mundo em 2014.
O sorteio, liderado por Jérôme Valcke, complicou a vida do Uruguai, que foi escolhido como cabeça de chave. A primeira bolinha tirada foi a da Itália, já prevendo complicações para a equipe sul-americana. Se o terceiro membro do grupo D amenizou a situação, com a entrada da Costa Rica, o "grand finale" ficou por conta da Inglaterra, que finalizou o grupo mais difícil do Mundial.
Enquanto o Uruguai vai estrear contra a Costa Rica, Inglaterra e Itália farão um dos jogos mais esperados da fase de grupos, logo na primeira rodada, em Manaus. Ainda aproveitando o embalo do grupo da Morte, o "As" classificou o grupo da Colômbia num caminho mais "accessível", ao se deparar com Grécia, Costa do Marfim e Japão.
Felipão: 'Não tem grupo fácil nesta Copa e temos que nos preocupar em ganhar'
Técnico da seleção brasileira descarta pensar em confrontos futuros e pede foco total na fase de grupos da competição
O DIA
Bahia - Os grupos foram definidos e Felipão afirma que pretende começar com o pé direito. A chave com Croácia, México e Camarões não faz Luiz Felipe Scolari mostrar algum tipo de receio. Com uma postura centrada, o treinador pede um foco total para a seleção brasileira e descarta qualquer tipo de facilidade no Grupo A.
"Não tem grupo fácil e temos que nos preocupar em ganhar e passar", disse Felipão, que ressaltou a necessidade de pensar inicialmente apenas na fase de grupos, descartando projetar um possível duelo com a Espanha nas oitavas de final.
Felipão quer foco total da seleção brasileira
Foto: Efe
"Acho que temos que pensar na primeira fase. Se pensarmos numa segunda ou terceira estaremos deixando de lado os oponentes iniciais. A Croácia tem um futebol direfente, bonito. Camarões tem umas proezas nas Copas e o México é o nosso adversário mais histórico", disse.
Com o primeiro jogo contra a Croácia, Felipão fez uma análise positiva da estreia.
"É sempre melhor estrear contra uma seleção europeia, pois eles precisam de um certo tempo de adaptação ao Brasil. Este primeiro jogo é uma partida equilibrada, mas nós conhecemos como ninguém o nosso país, então para nós é um pouco melhor", concluiu.