sábado, 10 de novembro de 2012


Oliveirense – Benfica B, 1-2: Colheita com sabor a três pontos
Facebook Twitter 
10-11-2012 13:05

13.ª jornada da Segunda Liga

Oliveirense – Benfica B, 1-2: Colheita com sabor a três pontos

Numa altura do ano em que decorre a colheita da azeitona, o Benfica B deslocou-se este sábado, dia 10 de Novembro, a Oliveira de Azeméis, onde conquistou os três pontos, ao vencer a Oliveirense, por 1-2. Miguel Rosa e Deyverson Silva foram os marcadores dos golos.

O péssimo mau estado do relvado foi um factor adicional que os “bês” tiveram de enfrentar na deslocação a Oliveira de Azeméis. Com um nível técnico superior, os jogadores do Benfica B procuraram chegar à baliza dos visitados nos minutos iniciais, de forma a aproveitar a pouca qualidade do terreno de jogo para a prática de futebol.

A primeira parte acabou, portanto, por ser de muita luta ao nível do meio-campo, com a equipa “encarnada” a estar perto do golo aos 18 minutos, através de um remate de Luís Martins.
No início da etapa complementar, a Oliveirense chegou à vantagem na sequência de um lance de bola parada. Barry foi o autor do golo (53’).

O treinador Luís Norton de Matos procedeu a duas substituições e a equipa subiu no terreno. O tento benfiquista acabou por surgir também na cobrança de um livre, através de um remate espectacular de Miguel Rosa (64’). Um grande golo!

A reviravolta “encarnada” foi consumada aos 78 minutos. Após um passe de Ivan Cavaleiro, Deyverson Silva trabalhou muito bem o esférico e rematou de forma indefensável. Mais um belo tento!

Com este resultado na 13.ª jornada da Segunda Liga, o Benfica B passou a contabilizar 22 pontos em 13 jogos, aguardando agora pelo desfecho das outras partidas para saber a posição concreta que vai ocupar no fim da referida ronda.

O Benfica B alinhou da seguinte forma: Bruno Varela; Victor Lindelof, Sidnei, Fábio Cardoso e Lionel Carole; Carlos Ascues (Ivan Cavaleiro, 55’), Luciano Teixeira, Leandro Pimenta, Miguel Rosa (Cafú, 76’) e Luís Martins; Cláudio Correa (Deyverson Silva, 55’).


Sem Juninho, Alecsandro marca dois gols em coletivo na Colina

Gaúcho repete equipe em treinamento e confirma barração de Eder Luis

Rio -  O técnico interino do Vasco, Gaúcho, deu dicas nesta sexta-feira da equipe que vai mandar a campo contra o Atlético-MG, domingo, em São Januário. Pelo segundo dia consecutivo, o treinador repetiu a formação em coletivo. A baixa foi Juninho Pernambucano. Gripado, o camisa 8 foi poupado. Ainda assim, o meia não preocupa para o jogo contra o Galo.
Foto: Divulgação
Gaúcho cobrou movimentação por parte dos atletas em coletivo | Foto: Divulgação
O grande destaque do coletivo foi Alecsandro. O camisa 9 foi o responsável pelos dois gols que garantiram a vitória dos titulares. O jovem Jhon Cley substituiu Juninho durante o coletivo. Os titulares treinaram com: Fernando Prass; Jonas, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri; Eduardo Costa, Wendel, Felipe e Jhon Cley; Tenorio e Alecsandro.

Desta forma, a barração de Eder Luis está confirmada. Durante o coletivo, Gaúcho cobrou movimentação e exigiu bastante dos atletas durante o trabalho em São Januário.


Fluminense conta com a força atômica de Nem na luta pelo tetra

POR MARCELO BERTOLDO
Rio -  Para muitos tricolores, o sucesso do Fluminense no Campeonato Brasileiro passa pelos pés de Wellington Nem. A velocidade e força física são as características que mais impressionam no meia-atacante de apenas 1,65m e 72kg. Se fosse um super-herói, certamente poderia assumir a identidade da Formiga Atômica, famoso personagem criado pela dupla Hanna-Barbera na década de 60. Tão veloz quanto o herói do desenho animado, Nem não disfarça a ansiedade pelo título que pode ser comemorado no duelo com o Palmeiras.

“Tomara que o título venha no domingo. Nós buscaremos a vitória sobre o Palmeiras e torceremos para o Vasco empatar ou ganhar do Atlético-MG. Queremos tirar esse peso das costas e comemorar o título o quanto antes”, revelou Wellington Nem.
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Nem é um dos destaques do líder Fluminense | Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Embora não tenha recebido nenhum apelido de super-herói em sua passagem pelas categorias de base do Fluminense em Xerém, o camisa 18 se orgulha dos "superpoderes" que têm desequilibrado a favor do Fluminense na temporada. Difícil de ser marcado e derrubado, Wellington Nem é peça-chave no esquema do Tricolor.

“Nunca gostei de malhar, mas sempre fui muito forte fisicamente. Como sou muito rápido, essa característica sempre me ajudou, pois tenho físico para disputar a bola dividida e não gosto de cair, de tentar simular a falta”, disse Wellington Nem.

Emprestado ao Figueirense, o camisa 18 foi eleito a revelação do Brasileiro passado. Um ano depois, a promessa virou realidade. Com convocações para a seleção brasileira, Wellington Nem desfruta no Fluminense do mesmo prestígio e importância de astros como Thiago Neves, Deco e Fred. Sincero, confessou que a ficha ainda não caiu.

“Não acredito em tudo que está acontecendo, que sou um dos caras que ajudaram o Fluminense a brigar pelo título. Não percebo que sou tudo isso”, disse Wellington Nem.

Com seis gols no Brasileiro, Nem sonha com o do título neste domingo, no Prudentão, palco do jogo contra o Palmeiras.


Com desfalques, Dorival Júnior testa Felipe Dias na lateral

Flamengo não terá o goleiro Felipe, Léo Moura e Liedson no duelo contra o Náutico

POR VITOR MACHADO
Rio -  Dorival Júnior deu indícios na manhã desta sexta-feira da equipe que deve encarar o Náutico, domingo, no Estádio dos Aflitos. O Flamengo deve ter novidades na escalação para o duelo. Uma delas deve acontecer na lateral-esquerda. O comandante utilizou durante coletivo o garoto Felipe Dias. Sem Ramon, o jovem de 19 anos foi alçado ao grupo principal e deve fazer sua estreia nos profissionais.
Felipe Dias fará sua estreia nos profissionais do Flamengo | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Felipe Dias fará sua estreia nos profissionais do Flamengo | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Outra mudança na equipe deve acontecer no meio-campo. Depois de escalar Cáceres entre os titulares na quinta, o comandante utilizou Ibson durante a movimentação inicial.

Depois no andamento do treino, Dorival ainda fez alguns testes. Aírton entrou na vaga de Renato. Já Hernane ganhou uma oportunidade no lugar de Liedson. O atacante sentiu dores no joelho esquerdo e deixou o treinamento. Não embarca com a equipe para o Recife.

O Flamengo terá ainda outros dois desfalques. Felipe, com dores no tornozelo esquerdo, e Léo Moura, com incômodo muscular na panturrilha direita, não ficam à disposição para o jogo.

Com o que foi apresentado no treino, o Flamengo deve ir a campo contra o Náutico com: Paulo Victor, Wellington Silva, Renato Santos, González e Felipe Dias; Amaral, Ibson, Renato e Cleber Santana; Hernane e Vagner Love.


Botafogo encara a Portuguesa no embalo de Lodeiro

POR FABIO FALCÃO CAZES
Rio -  Os laços entre a torcida do Botafogo e o Uruguai estão voltando a se estreitar. Depois da saída de Loco Abreu, a relação deu uma esfriada, mas Lodeiro chegou, firmou-se e vem crescendo a cada partida. No embalo do baixinho, que recusou uma proposta da Arábia Saudita nesta semana, o time entra em campo neste sábado para encarar a Portuguesa, às 19h30, no Engenhão. Só a vitória o mantém na briga por uma vaga na Libertadores. Recuperando-se de lesão na coxa direita, Seedorf fará um teste para saber se ficará no banco.
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Lodeiro está em alta no Botafogo | Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Sem perder há cinco partidas - três vitórias e dois empates -, a equipe tem mostrado um amadurecimento que faltou no decorrer do Brasileirão e gerou momentos de irregularidade. Paralelamente, Lodeiro foi se soltando e tem conseguido mostrar todo o seu potencial.

Com a sequência de jogos, possível graças à "pausa" nas partidas da seleção uruguaia, veio a titularidade e também as boas atuações, como a do empate com o Palmeiras, na última rodada. O meia marcou o primeiro e deu o passe para o segundo gol.

A torcida está satisfeita com Lodeiro, mas ele próprio dá motivos para os alvinegros esperarem muito mais de seu futebol. Neste sábado, diante da Portuguesa, que ainda corre risco de rebaixamento à Série B, o uruguaio espera render mais do que na última rodada. Autocrítico, acredita que ainda tenha muito a evoluir no Botafogo.

“Minha melhor partida ainda está por vir. Posso jogar mais, ajudar muito mais. Estou há pouco tempo aqui, terminando a minha adaptação, e sei que posso jogar melhor ainda”, disse o camisa 14 durante a semana.

Apesar de ter atuado apenas 14 vezes no Brasileiro, o meia se tornou o jogador com mais assistências do Alvinegro: foram sete na competição até o momento.
Para o confronto com a Lusa, o técnico Oswaldo de Oliveira fará apenas uma mudança em relação ao time que empatou com o Palmeiras: Jadson fica com a vaga de Gabriel, suspenso.


Atriz Desirée Oliveira é a nova rainha de bateria da Alegria da Zona Sul

Morena, que vive personagem sensual em 'Zorra Total', também é rainha do Bola Preta

Rio -  Duplo reinado no Carnaval 2013 para a atriz Desirré Oliveira que exibe todo o seu encanto e sensualidade no papel de Carolaine, personagem humorístico do "Zorra Total". A morena que é rainha de bateria do Cordão da Bola Preta, enredo da agremiação no próximo Carnaval, também será rainha de bateria da Alegria da Zona Sul.

A bela reinará à frente dos 220 ritmistas da bateria “Show de Ritmo” de Mestre Esteves. No carnaval é uma apaixonada assumida. Desfilou como destaque em escolas como Vila Isabel durante nove. Em seguida, foi exibir todo seu encanto na Mocidade Independente de Padre Miguel e em 2011 na Imperatriz Leopoldinense, representando “Gabriela”.

Em 2013, além de seguir reinando no posto de rainha do Cordão, ela também reinará na Alegria da Zona Sul que nos seus 20 anos de fundação homenageará os 95 anos de existência do Bola Preta.
Foto: Divulgação
festa da coroação de Desirré Oliveira acontecerá no dia 25 de novembro, no Helênico Atlético Club, durante a feijoada mensal da vermelha e branca de Copacabana.

A Alegria da Zona Sul será a sétima escola a desfilar na sexta-feira de Carnaval na Marquês de Sapucaí com o enredo “Quem não chora, não mama...” de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Eduardo Gonçalves. 


Arlindo Cruz, Reinaldo e Neguinho fazem show na Cidade do Samba nesta segunda

Rio -  A Cidade do Samba vai realizar nesta segunda-feira, dia 12, a partir de 18h, mais um edição de sua já tradicional roda de samba. O pagode terá como atrações Arlindo Cruz, Reinaldo, Neguinho da Beija-Flor, Noca da Portela, Andréia Caffé e o grupo Art Junior. A apresentação do evento fica por conta de Teteu José.

A Cidade do Samba fica na Rua Rivadávia Correia, 60, na Gamboa. A entrada custa R$ 15, mas mulheres não pagam até 19h30. A organização colocará ônibus saindo da Cidade do Samba a partir de 21h, com destino à Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas e Central do Brasil. O local também conta com ponto de táxi na porta. Informações pelos telefones: 2213-2546 e 2213-2503.
Cantor celebra sucesso | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Arlindo Cruz será uma das atrações | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia


Grande Rio abre temporada de ensaios comerciais neste sábado

Rio -  Estará aberta a partir deste sábado, 10, a temporada de ensaios comerciais da Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias. A escola, que às terças-feiras já vem realizando ensaios técnicos da comunidade, agora passa a ter dois dias de ensaios abertos ao público.
Às terças, todos os segmentos da agremiação, comandados pelos diretores de carnaval Tavinho Novello e Milton Perácio, participam do ensaio, que funciona como treino para o desfile de 2013, no qual a tricolor vai falar sobre o petróleo, com o enredo "Amo o Rio e vou à luta: ouro negro sem disputa", tema assinado pelo carnavalesco Roberto Szaniecki. Começa sempre às 21h, com entrada gratuita.
Carla Prata recebeu faixa e coroa de Ana Furtada. Paola Oliveira, que já foi rainha, prestigiou a festa | Foto: Rodrigo dos Anjos / Ag. News
Grande Rio costuma receber diversos artistas em seus ensaios | Foto: Rodrigo dos Anjos / Ag. News
Os ensaios de sábado, em formato de show, têm início às 23h, com ingresso a R$ 10 (preço único). Além do samba que vai ilustrar a passagem da Grande Rio pela Sapucaí, o intérprete oficial Emerson Dias ainda canta sucessos de carnavais passados e clássicos de outras agremiações do Grupo Especial.
Assim como a comunidade e os principais segmentos, entre eles a bateria de Mestre Ciça e sua rainha, Carla Prata, e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Luís Felipe e Verônica Lima, costumam prestigiar os ensaios de sábado artistas convidados e personalidades das escolas coirmãs.
A quadra da Grande Rio fica na rua Wallace Soares, 5 e 6, no Centro de Duque de Caxias, e tem capacidade para 8 mil pessoas. A classificação etária é livre e o telefone para informações é o 9457-0573.


Homenagem aos 30 anos do Raça Negra

Rio -  Grupo que dominou as paradas de sucesso nos anos 90, o Raça Negra recebe homenagem por seus 30 anos de carreira no ‘Estrelas’ de hoje, a partir das 13h50, na Globo. Em entrevista a Ana Furtado, os músicos falam sobre sua trajetória e explicam a fórmula de sucesso da banda, uma das pioneiras do pagode romântico.
Pagodeiros falam sobre o início da carreira | Foto: Divulgação
Pagodeiros falam sobre o início da carreira | Foto: Divulgação
“Quando nós começamos, o samba era mais tocado em botecos, na comunidade. Nossa proposta era fazer um samba mais romântico, com uma produção por trás”, conta o vocalista, Luiz Carlos, ao lado dos companheiros Fabinho, Fernando Monstrinho, Fininho e Rafael Bandeira.
Eles relembram sucessos como ‘Cigana’, ‘Jeito Felino’, ‘É Tarde Demais’ e ‘Cheia de Manias’, que até hoje abre e encerra os shows do quinteto. Ana Furtado arrisca até uma participação como backing vocal.  O programa também traz os jornalistas Chico Pinheiro e Cléber Machado se enfrentando numa partida de futebol de botão no Pacaembu, em São Paulo


Wanessa Camargo volta aos palcos depois de um ano

POR REGINA RITO
Rio -  Wanessa é uma das atrações do ‘Altas Horas’, hoje. Longe dos palcos desde janeiro, quando teve o filho José Marcus, a cantora fala da expectativa de fazer shows: “Estou voltando depois de praticamente um ano sem cantar. Estou muito feliz e cheia de projetos”. Além dela, a plateia confere o som do Barão Vermelho.
Cantora de volta aos palcos | Foto: Divulgação
Cantora de volta aos palcos | Foto: Divulgação


Débora Nascimento é vista com homem em show da Lady Gaga

Rio -  Débora Nascimento foi vista acompanhada no show da cantora americana Lady Gaga, na noite de sexta-feira, no Parque dos Atletas. na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O acompanhante, no entanto, não era seu namorado, o também ator José Loreto.
Foto: Ag. News
Foto: Ag. News
Entre risos, a atriz deixou o show de mãos dadas com o homem. Segundo Débora, o acompanhante era um amigo.

Débora Nascimento e José Loreto começaram a namorar durante a novela "AvenidaBrasil".

Além dela, outros famosos foram conferir a performance da cantora, apesar da chuva que caía na cidade, como Thaila Ayala , sem o marido, Paulo Vilhena ;  Flávia Alessandra e a filha mais velha, Giulia ; Thiago Fragoso e a mulher, Mariana Vaz ; Juliana Alves ; Giovanna Lancellotti ; Zeca Camargo , entre outros.


Tatiane Minerato samba quase sem roupa na quadra da Gaviões

São Paulo -  A rainha da bateria da Gaviões da Fiel, Tatiane Minerato, sem empolgou no samba na noite desta sexta-feira na quadra da escola, em São Paulo.
A loira veio com pouca roupa e mostrou que tem o samba no pé.
Foto: Paduardo / Ag. News
Foto: Paduardo / Ag. News
Foto: Paduardo / Ag. News
Foto: Paduardo / Ag. News
Foto: Paduardo / Ag. News
Foto: Paduardo / Ag. News


Escolas de samba oferecem fantasia a partir de R$ 350

É possível parcelar em três vezes no cheque e no cartão de crédito até a véspera do desfile

Rio -  Olha o Carnaval 2013 aí, minha gente! Quem quiser participar — na plateia ou como protagonista na Avenida — não pode dormir no ponto. As frisas começam a ser vendidas segunda-feira e a venda de fantasias já começou na maioria das escolas de samba.

O pagamento pode ser feito parcelado até dias antes do desfile. Para vestir ‘a camisa’ de sua escola na Marquês de Sapucaí, os foliões vão desembolsar a partir de R$ 350, em escolas do Grupo de Acesso como a Viradouro, e até R$ 1 mil em agremiações do Especial, como a Beija-Flor. Os desfiles serão em 10 e 11 de fevereiro.

Uma das novidades deste ano fica por conta da Imperatriz Leopoldinense, com fantasias mais leves.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Costureiras da Imperatriz Leopoldinense trabalham no barracão: escola promete desfile com materiais mais leves | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
“Minha preocupação é com o componente. Quero que ele brinque e se divirta, e que ao mesmo tempo o público consiga identificar rapidamente o personagem”, explicou o carnavalesco Cahê Rodrigues, que trouxe materiais alternativos de Belém do Pará para confeccionar as roupas.

“Teremos algumas feitas com palha, miriti e cuia do coco que o povo toma Tacacá”, adiantou. E trouxe boas novas para as baianas: “Me preocupei em fazer roupas leves. Quero que elas evoluam de forma saudável”.

Segundo a chefe do ateliê da escola, Silvia Bastos, o figurino da baiana pode pesar até 25 kg: “Gastamos mais de 12 metros de tecido com base e babados, fora a gola e detalhes”.

Na Mocidade, a pena será substituída. “Vamos colocar uma fita de acetato no lugar. Em 40 anos de Carnaval, nunca fiz isso”, contou Valdir Araújo, coordenador de alas comerciais.
Estreante no Grupo Especial, a Inocentes de Belford Roxo, aposta na cultura coreana para levar a taça.

“Fui à Coreia do Sul em julho e conheci museus e galerias. Vamos carnavalizar a arte oriental”, promete o carnavalesco Wagner Gonçalves.

Fantasia comprada, falta o samba na ponta da língua. O CD com as músicas do Carnaval 2013 será lançado em 3 de dezembro, na Cidade do Samba, só para convidados.

Frisa mais barata vai custar R$ 950. Reserva será na segunda, de 9h a 13h

Quem quer assistir aos desfiles do Grupo Especial nas frisas tem que arrumar um fax e correr para o telefone segunda-feira, dia da reserva dos lugares. A mais barata, com quatro assentos, fica nos setores 12 e 13, na Apoteose, na fila B e custa R$ 950.

O atendimento será das 9h às 13h somente pelo fax 2122-8080. Os interessados têm que informar, por escrito, o nome, o dia de desfile e o setor desejado, e o fax e o telefone para contato. Em cada ligação só poderá constar um pedido.

Na fila A da Apoteose, a frisa sai a R$ 1.400. As demais variam de R$ 4.100 a R$ 7 mil por noite de apresentação. A confirmação da reserva será feita dia 3 de dezembro e o pagamento é só à vista, nos dias 5, 6 e 7 do mesmo mês.

As arquibancadas só serão vendidas na segunda quinzena de dezembro. Os preços já foram divulgados: as mais em conta custam R$ 200 nos setores 2, 3, 10 e 11. As populares, na Apoteose, serão vendidas apenas em janeiro. O preço será camarada: R$ 10.
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Representantes de blocos discutem o crescimento da folia de rua | Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Grupo Especial

São Clemente: Fantasias estão entre R$ 500 e R$ 600. É possível parcelar em até três vezes, com última cota em 15 de janeiro. Contato: 9664-7376 ou 7824-3889.

Grande Rio: Vendas começam só dia 2 de dezembro. Preço e formas de pagamento ainda não definidos. Contato: 2516-5182 Informações: 2671-3585

Unidos da Tijuca: Custam entre R$ 700 e R$ 800 na Ala Tropical. Parcelado em até três vezes no cartão, cheque ou depósito em conta. Telefone: 9767-3850.

Salgueiro: Dá para desfilar na Vermelha e Branca por R$ 850 na Ala 34. Aceita-se parcelamento em até três vezes. Contato para compra: 9995-8735 ou 2512-6849.

União da Ilha: Na Ala Alegrilha, as fantasias estão à venda por R$ 750. Formas de pagamento: três cotas de R$ 250 ou quatro de R$ 200. Último pagamento tem que ser antes do desfile. Tels.: 3396-9864 ou 8899-9674 .

Beija-Flor: A fantasia ‘Alexandre, o Grande’, da primeira ala da escola, custa R$ 1 mil. Formas de pagamento: parcelado no cartão, cheque ou dinheiro. Informação nos telefones 2791-0953 ou 9158-7259.

Mocidade: A venda começa dia 30 deste mês. Será possível pagar em até 4 vezes. Informações: 2516-3215, de 9h a 17h de segunda a sexta.

Imperatriz: Fantasias oferecidas por R$ 750. Formas de pagamento: dividido em três ou quatro cotas até o Carnaval. Contato: 2233-5495.

Portela: Sair na tradicional escola custará R$ 950, pelo menos. Pagamento facilitado em cinco vezes, em boleto bancário. Telefone: 9343-4805.

Inocentes de Belford Roxo: A estreante no Grupo Especial tem fantasias mais em conta: a R$ 450. A escola da Baixada facilita o pagamento em até 3 vezes em cheque ou dinheiro. Tel.: 9346-1584 a partir de 12h30.

Grupo de Acesso

Viradouro: As vendas começam dia 14 de novembro. Há fantasias de R$ 350 a R$ 450 nas alas à La Beyruth I e II. Formas de pagamento: três vezes (com entrada em dinheiro e dois cheques). Telefones: 9691-9379 ou 7848-9384 .

Porto da Pedra: Quem quiser sair na agremiação de S. Gonçalo tem que esperar até dezembro para comprar a fantasia. Informações em 3707-1518.

Império Serrano: A escola que já foi campeã do Especial várias vezes começa a vender suas fantasias a partir do dia 15 de novembro. Contato: 2450-2711.
Carnaval de rua em debate na Zona Sul
Ao som de antigas marchinhas de Carnaval, foram abertos ontem os preparativos para os desfiles dos blocos de rua. A festa foi comandada pela Sebastiana, a Associação Independente dos Blocos de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade.
O grupo realiza hoje o seminário "Desenrolando a Serpentina" para discutir a organização dos desfiles que vem batendo recordes sucessivos de público.
No ano passado, os 425 blocos de rua atraíram 5,3 milhões de foliões e geraram receita de R$ 1,45 bilhão. Para a presidente do Sebastiana, Rita Fernandes, o encontro pretende preparar a cidade para oferecer um Carnaval cada vez melhor para cariocas e turistas.
“Temos que entender o fenômeno do crescimento do Carnaval de rua. Hoje já são quase 6 milhões. Daqui a alguns anos seremos 10 milhões”, disse Rita.
Os seminários começam às 11h, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. A entrada é grátis. Hoje haverá roda de conversa com representantes de blocos de rua e associações de moradores.
De 14h a 17h, painel discutirá os desafios da festa da folia. O encerramento, às 18h, ficará a cargo do músico Moacyr Luz. Informações em www.sebastiana.org.br.


Mantega recebe propostas de empresários da construção

Brasília -  Documento com um conjunto de propostas para estimular o setor de construção foi entregue nesta sexta-feira ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo Paulo Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), entre as propostas estão a desburocratização do setor, redução de tributos que incidem sobre o mercado imobiliário e o barateamento do crédito. Simão disse que as propostas são importantes para a retomada do crescimento do setor que sofreu uma redução em torno de 25% em todo país este ano, além de ajudar a diminuir o preço do imóvel para o consumidor final.
“A primeira grande medida que estamos pedindo ao governo é a desburocratização. Opaís se burocratizou e está se burocratizando cada dia mais”, disse, citando problemas com prefeituras, licenças ambientais, cartórios e agentes financeiros. “Tudo isso tem aumentado significativamente o prazo e o ciclo de construção de uma obra. Ás vezes se faz um obra em 12, 14 ou 15 meses, e demora-se três anos para completar [a obra] em função da burocratização”, explicou o presidente da Cbic ao falar com os jornalistas após reunião com Mantega.
Também foi pedida ao governo a desoneração da folha de pagamento. “Queremos mexer nos custos da construção. Estamos trabalhando na desoneração da folha. Vários segmentos já foram trabalhados [pelo governo], e nós queremos que o setor da construção também seja trabalhado”, ressaltou.
Outra proposta encaminhada ao ministro Mantega pede a diminuição de impostos que incidem sobre os empreendimentos imobiliários. “Ainda há uma incidência muito grande de impostos e de custos financeiros nos nossos empreendimentos”, declarou o presidente da Cbic. “Nós mostramos para ele [ministro] que um imóvel de baixa renda está com mais de 45% de incidência de impostos. Quando se soma mão de obra e todos os impostos federais, municipais e estaduais, inclusive o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] de materiais [de construção], isso tem uma incidência muito forte. Precisamos reduzir”, completou.
Simão disse não ter um valor ideal de quanto poderia ser reduzido nos impostos que incidem sobre o mercado imobiliário, mas acrescentou: “Quanto menor for a incidência de impostos no custo final é melhor”, ressaltou. Segundo Simão, o ministro Guido Mantega pediu um prazo de 30 dias para estudar mais detalhadamente as propostas e chamar uma nova reunião para ver o que é possível ser feito pelo governo para ajudar o setor.
As informações são da Agência Brasil 

Protesto contra Governo de Cristina Kirchner sacode a Argentina

Argentina -  Centenas de milhares de argentinos saíram às ruas nesta quinta-feira em diferentes pontos do país para protestar contra as políticas do Governo de Cristina Kirchner, em uma grande mobilização convocada através das redes sociais.
"Está muito mal, está muito mal, mentir para o povo em cadeia nacional", cantava a multidão concentrada ao pé do Obelisco portenho, epicentro das manifestações em Buenos Aires.
Argentinos fazem grande protesto contra o governo de Cristina Kirchner | Foto: EFE
Argentinos fazem grande protesto contra o governo de Cristina Kirchner | Foto: EFE
Assim como ocorreu na convocação de 13 de setembro, as exigências eram múltiplas e se refletiam em cartazes exigindo segurança, respeito à liberdade de imprensa e Justiça independente.
Os manifestantes também denunciavam a inflação, as restrições cambiais e uma eventual reforma constitucional que habilite Cristina a tentar um terceiro mandato presidencial em 2015.
"Venho pela ânsia de liberdade que tenho. Quero ser livre e agora tenho que pensar como eles, ir aonde eles queiram e ter o dinheiro que eles queiram. A liberdade é o bem mais prezado e estão nos tirando isso pouco a pouco", afirmava Gladys, um advogada de 78 anos. Centenas de moradores apoiavam a manifestação desde suas janelas, com o famoso panelaço, aplaudindo e gritando "Argentina, Argentina".
No norte da capital, milhares de pessoas se somaram ao protesto, com panelas nas mãos, nas portas da residência presidencial. Também houve grandes manifestações em grandes cidades do interior do país como Córdoba, Salta, Rosário, Mendoza, Santa Fé, La Plata e Bariloche, entre outras. Por fim, argentinos também protestaram no exterior, em cidades como Nova York, Sydney, Viena, Berlim, Roma, Milão, Paris, Barcelona, Madri e Londres.
Em resposta às manifestações, Cristina Kirchner afirmou nesta quinta-feira que a Argentina vive uma "democracia total", e aproveitou para pressionar os dirigentes de oposição a revelar suas autênticas intenções.
Cristina emplacou um segundo período presidencial em outubro de 2011, em eleições na qual somou 54% dos votos, tendo à época uma imagem positiva de 63,3%. Doze meses depois, no entanto, o apoio à presidente desabou a 42,4%, enquanto a negativa cresceu a 42,9%, segundo as últimas pesquisas da consultoria privada Management & Fit.
As informações são da EFE