sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Soares quer fazer historia no Madureira...


Federação de futebol do RJ adota medida para contratar refugiados como atletas brasileiros

Medida adotada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) será levada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos demais estados até o ano que vem. A CBF também pretende apresentar a iniciativa à FIFA. Organismo estadual organizou seminário sobre integração de refugiados pelo esporte. Evento contou com participação da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
Refugiado participa da Copa dos Refugiados de 2015, evento promovido para dar visibilidade à causa do refúgio e promover a integração desta população por meio do esporte. Foto: ACNUR / Emiliano Capozoli
Refugiado participa da Copa dos Refugiados de 2015, evento promovido para dar visibilidade à causa do refúgio e promover a integração desta população por meio do esporte. Foto: ACNUR / Emiliano Capozoli
Refugiados de ambos os sexos interessados em iniciar ou dar continuidade à carreira de jogador de futebol já podem ser contratados como atletas nacionais, ficando de fora das cotas que limitam em cinco o número de estrangeiros nos clubes brasileiros.
A medida foi adotada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) e será levada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos demais estados até o ano que vem. A CBF também pretende apresentar a iniciativa à Federação Internacional de Futebol (FIFA).
contratação de refugiados por clubes de futebol e a integração deles nas sociedades que os acolhem por meio do esporte foram os temas de um seminário promovido na segunda-feira (21) pela FFERJ.
Durante o evento, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, afirmou que o organismo deve apresentar a proposta à FIFA ainda em 2016. “Queremos que este exemplo seja levado à outras entidades, pois a importância da integração dos refugiados é um tema central da humanidade. E a CBF assume esse papel de vanguarda com muita alegria”, disse.
Em seminário na FERJ, profissional do ACNUR falou sobre os mais de 9 mil refugiados vivendo no Brasil e salientou a importância do esporte como um elemento essencial de integração. Foto: ACNUR / M.Pachioni
Em seminário na FFERJ, profissional do ACNUR falou sobre os mais de 9 mil refugiados vivendo no Brasil e salientou a importância do esporte como um elemento essencial de integração. Foto: ACNUR / M.Pachioni
Responsável pelo parecer jurídico que instrumentalizou a medida no âmbito da FFERJ, a advogada Luciana Lopes afirmou ser essencial “distinguir juridicamente os estrangeiros dos refugiados, assim como para efeitos desportivos, para que se possibilite que estes tenham acesso mais adequado à sua inclusão, integração e naturalização”.
Em linha com os preceitos da proteção internacional de refugiados, a medida acolhida pela FFERJ e pela CBF reconhece que os refugiados devem usufruir dos mesmos direitos e da mesma assistência básica que qualquer nacional, incluindo direitos fundamentais e trabalhistas que são inerentes a todos os indivíduos.
À direita, a Representante do ACNUR no Brasil, Isabel Marquez, recebe a visita no escritório da Agência da ONU para Refugiados, em Brasília, da advogada Luciana Lopes, responsável pelo parecer jurídico apresentado à FERJ e à CBF. Foto: ACNUR / M.Pachioni
À direita, a Representante do ACNUR no Brasil, Isabel Marquez, recebe a visita no escritório da Agência da ONU para Refugiados, em Brasília, da advogada Luciana Lopes, responsável pelo parecer jurídico apresentado à FFERJ e à CBF. Foto: ACNUR / M.Pachioni
A decisão das duas instituições desportivas vem pouco depois da inédita participação, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, de equipes formadas por atletas refugiados — uma iniciativa dos comitês internacionais responsáveis por cada competição em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
“O esporte é um meio fundamental de integração dos refugiados e este parecer apresentado e acolhido pela FFERJ e pela CBF representa perfeitamente o potencial das pessoas refugiadas em exercer quaisquer profissões, inclusive as de alto rendimento no esporte. Esperamos que inciativas como esta se estendam às demais federações tanto no âmbito regional como internacional”, afirmou a representante do organismo da ONU no Brasil, Isabel Marquez.
Em nota oficial publicada no início de novembro, a CBF aprovou a nova regra para a participação das pessoas refugiadas nas competições. A partir do próximo ano, após inclusão no Regulamento Geral de Competições (RGC), os atletas que portarem vistos de refúgio ou humanitário poderão ser registrados como atletas nacionais.
O evento na FFERJ contou ainda com a assinatura de um convênio de cooperação acadêmica para estudo do direito desportivo entre a Academia Nacional de Direito Desportivo e o Instituto de Ciências do Futebol.
Durante o seminário, o Assistente de Proteção do ACNUR, Diego Nardi, afirmou que “a legislação brasileira do refúgio é reconhecida internacionalmente como uma boa prática”. “Como exemplo, já no ato de chegada, um solicitante de refúgio pode solicitar e obter um protocolo que lhe garantirá ter seu CPF e carteira de trabalho nacionais”, explicou.
Desde 2014, o ACNUR e a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo apoiam a Copa dos Refugiados, competição realizada com o objetivo de dar visibilidade à causa do refúgio através do futebol. O torneio, que já contou com três edições, é organizado por refugiados de diversos países e costuma ser realizado próximo ao dia 20 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Refugiado.

Mais notícias de: 

Milhares de brasileiros se reúnem e homenageiam Chapecoense

Cerca de mil pessoas estiveram no Maracanã, onde deram um abraço coletivo no estádio

Rio - Milhares de brasileiros se reuniram em diferentes cidades do país onde homenagearam a Chapecoense, equipe que na semana passada perdeu grande parte de seu elenco, comissão técnica e diretoria em um acidente aéreo na Colômbia.
No Rio de Janeiro, cerca de mil pessoas se reuniram no Maracanã, onde deram um abraço coletivo no estádio, com todo carinho e dor que os torcedores sentiram na semana passada por uma equipe que realizaria o sonho de disputar sua primeira final continental.
Torcedores cariocas homenagearam a Chapecoense no MaracanãEfe
"Já chorei, já sorri. O importante é que eles estão no céu. Deus precisou de uma equipe de campeões e quis a Chapecoense", disse à Agência Efe Luis Piero, torcedor do Botafogo, esteve presente no ato em solidariedade as vítimas do acidente.
Vestidos principalmente com o verde característico do clube de Chapecó (SC), os participantes do evento, convocado através das redes sociais, não deixaram de lembrar nem por um instante dos 71 mortos no acidente.
"Vamos, vamos, Chape" era o canto mais repetido pelos presentes, que não deixaram de lembrar dos 19 jogadores da equipe que morreram quando seguiam para Medellín onde disputariam a partida de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional-COL.
Deixando de lado as rivalidades por um dia, torcedores dos principais times da cidade deram uma volta ao Maracanã e fizeram um minuto de silêncio antes de darem um abraço simbólico em uma parte do estádio. "Foi uma tragédia que comoveu todo o mundo, principalmente no Brasil por ser uma equipe daqui. Foi uma tragédia horrível que parecia ser a minha equipe, minha família", disse Manuela, uma jovem estudante de educação física, torcedora do Vasco da Gama.
Em paralelo ao ato no Maracanã, o estádio Couto Pereira, em Curitiba, onde estava prevista para hoje a realização da segunda partida contra o Atlético Nacional, ficou lotado para homenagear as vítimas do clube catarinense.
Torcedores do Coritiba fazem linda homenagem para a Chapecoense no Couto PereiraDivulgação / Coritiba FC
No mesmo horário que estava marcado o início do jogo - 21h45, de Brasília -, os torcedores presentes escutaram o apito inicial que marcou o começo simbólico da partida. A Chapecoense escolheu o Couto Pereira para disputar a decisão por não poder usar a Arena Condá, que não possui a capacidade exigida pela Conmebol para a decisão da Copa Sul-Americana.
Além disso, a Arena Condá também foi palco de mais uma homenagem aos seus "guerreiros", quando as luzes do estádio foram acesas, mas seus torcedores não tiveram acesso ao estádio. "Se trata de uma homenagem silenciosa, iniciativa do clube para eternizar essa que seria a partida mais importante da história da 'Chape'", afirmou o clube em comunicado divulgado em seu site.

Conmebol confirma Chapecoense como campeã da Sul-Americana

Equipe catarinense está classificada para disputar a Libertadores de 2017

Paraguai - A Conmebol anunciou no início da tarde desta segunda-feira a Chapecoense como campeã da Copa Sul-Americana de 2016. A decisão foi tomada pelo conselho da entidade após a uma reunião e homenageia o clube que foi impedido de disputar a final da competição por causa do trágico acidente aéreo que vitimou boa parte de sua delegação no início da semana passada.
Além de premiar o time catarinense com o maior título de sua história, a decisão da Conmebol renderá à Chapecoense uma importante quantia financeira neste momento de reconstrução. Com o título declarado, o clube garantirá cerca de US$ 5 milhões em premiações no total.
"A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que o Conselho da Conmebol, em sua qualidade de autoridade permanente encarregada de fazer cumprir os estatutos da instituição, decidiu declarar a Associação Chapecoense de Futebol campeã da edição de 2016 da Copa Sul-Americana", explicou a Conmebol em nota.
Chapecoense foi declarada campeã da Sul-AmericanaDivulgação
Com o título, a Chapecoense disputará em 2017 a Libertadores pela primeira vez em sua história, e entrará diretamente na fase de grupos. O clube também se garantiu na Recopa Sul-Americana do ano que vem, justamente diante do Atlético Nacional, da Colômbia, com quem estabeleceu uma relação de irmandade neste momento doloroso. Por fim, os catarinenses jogarão, também na próxima temporada, a Copa Suruga, contra o campeão da Copa da Liga Japonesa.
Ao decretar a conquista da Chapecoense, a Conmebol também estabeleceu que o clube catarinense receberá "todas as prerrogativas esportivas e econômicas" que o título garante. Desta forma, não só o time catarinense garantirá os US$ 2 milhões (cerca de R$ 7 milhões) pela conquista, como também as quantas referentes à classificação para a Libertadores, para a Recopa e para a Copa Suruga.
Parte fundamental nesta decisão da Conmebol, o Atlético Nacional também foi reconhecido pela entidade. No comunicado, a confederação anunciou que dará ao clube colombiano "o reconhecimento extraordinário do prêmio 'Centenário Conmebol para o Fair Play'".
"Para a Conmebol, não há maior prova de 'espírito de paz, compreensão e jogo limpo', listados como objetivo de nossa instituição, que a solidariedade, a consideração e o respeito exibido pelo Club Atlético Nacional da Colômbia com seus irmãos da Associação Chapecoense de Futebol do Brasil", explicou.
Imediatamente após o trágico acidente aéreo, o Atlético Nacional pediu que o título sul-americano fosse dado ao clube brasileiro, e a Conmebol confirmou ter recebido esta requisição. Por isso e por todas as homenagens prestadas pelo time de Medellín desde então, o premiou com esta honraria e com US$ 1 milhão.
"Na quarta-feira, 30 de novembro, a Conmebol recebeu uma carta do Club Atlético Nacional, dirigida ao senhor Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, pedindo que a confederação 'entregasse o título da Copa Sul-Americana à Associação Chapecoense de Futebol como prêmio honorífico a sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas do acidente fatal que enluta nosso esporte'."
Impedida de disputar sua primeira final internacional, a Chapecoense tem neste título, o mais importante de sua história, um pequeno alento após tragédia que a acometeu no início da semana passada. Na madrugada de segunda para terça-feira, o avião que levava o time para Medellín, para a primeira partida da decisão, caiu nas cercanias da cidade e matou 71 pessoas. A maioria delas, membros da delegação e profissionais da imprensa brasileira.

'Quem não precisa aprender vai à praia', alfineta Renato Gaúcho

Após título do Grêmio pela Copa do Brasil, treinador comentou sobre os técnicos que precisam ir à Europa estudar sobre o futebol

Porto Alegre - Após ficar dois anos longe do futebol se revezando entre a praia e o futevôlei, Renato Gaúcho, na noite da última quarta-feira, aproveitou a comemoração do Grêmio pelo título da Copa do Brasil para ironizar os treinadores 'estudiosos' que precisam ir para a Europa aprender. Além de alfinetar os técnicos concorrentes, ele brincou pedindo estátua, e ainda recebeu cerveja durante a entrevista coletiva.
Técnico Renato Gaúcho comemora o título com seus jogadoresEFE
"Quem precisa aprender, estuda, vai pra Europa... Quem não precisa vai pra praia. Eu falo isso, e muitos criticaram. Disseram: estão trazendo um treinador que estava jogando futevôlei... Eu pergunto, e agora? E ai? Futebol é como andar de bicicleta. Quem sabe, sabe. Quem não sabe, vai estudar", disse Renato Gaúcho.
Duante o período em que esteve afastado do futebol, Renato Gaúcho não realizou nenhum tipo de estágio ou cursos para aperfeiçoar seus conhecimentos acerca do assunto. O técnico permaneceu no Rio de Janeiro, frequentando bastante a praia, participando de comerciais de televisão e assistindo jogos acompanhado de sua filha Carol Portaluppi.
Depois de ficar 15 anos em jejum, o Grêmio conquistou a Copa do Brasil pela quinta vez, na noite da última quarta-feira, em cima do Atlético-MG.

Após título do Grêmio, veja como fica a disputa por vagas na Libertadores

Três grandes clubes vão para última rodada do Campeonato Brasileiro brigando por duas vagas no torneio continental do próximo ano

Porto Alegre - Com o Grêmio campeão da Copa do Brasil, os times Atlético-PR, Botafogo e Corinthians vão entrar com sangue nos olhos na partida que marcará a última rodada do Campeonato Brasileiro. Os clubes vão brigar por apenas duas vagas para a primeira fase da Libertadores.
Grêmio conquistou a taça de campeão da Copa do BrasilEFE/Silvio Avila
O novo regulamento do torneio continental dá direito a quatro vagas diretas ao Brasil na fase de grupos e duas vagas para a pré-Libertadores. O Atlético-PR é o atual quinto colocado, com 56 pontos, seguido por Botafogo (56) e Corinthians (55). Mesmo tendo perdido a Copa do Brasil, o Atlético-MG está garantido na Libertadores.
A última rodada acontecerá no próximo domingo. O Atlético-PR enfrentará o Flamengo, na Arena da Baixada, o Botafogo pega o Grêmio, na Arena do Grêmio e o Corinthians encara o Cruzeiro, no Mineirão.

Júlio César comemora sequência e espera ter conquistado a confiança do torcedor

Goleiro ganhou a posição de titular por conta de uma lesão na coxa direita de Diego Cavalieri

Rio - O Fluminense terminará o Brasileirão sem ter o que comemorar. O clube chegou a brigar pela vaga na Libertadores, mas os nove jogos sem vencer tiraram as chances do Tricolor de voltar à competição continental.
Já se preparando para 2017, o goleiro Júlio César comentou sobre seu ano de 2016. O goleiro teve sua maior sequência de jogos com a camisa tricolor desde que chegou ao clube. A oportunidade apareceu por conta de uma lesão sofrida pelo titular Diego Cavalieri na coxa direita.
"Fiquei até setembro sem jogar nenhuma partida oficial. Para um goleiro é sempre complicado. Mas nós sabemos disso e temos que estar sempre preparados. Nossa profissão é assim. Trabalhei forte, isso que pesou, no meu ponto de vista. Quando a oportunidade surgiu, infelizmente por uma lesão do Diego (Cavalieri), porque não desejamos que nossos companheiros companheiros se machuquem, eu tive uma chance e fui bem. Foi um ano positivo", disse Júlio.
Goleiro espera que equipe tenha um melhor desempenho na próxima temporadaMailson Santana/Fluminense F.C./Divulgação
O Fluminense enfrenta o Internacional no próximo domingo, às 17h, em Edson Passos. Classificado para a Copa Sul-Americana, o Tricolor é o 11º colocado, com 49 pontos. Na zona de rebaixamento, com 42 pontos, o Inter precisa da vitória e de uma combinação de resultados para sair da 17ª posição e se livrar da degola.

Para homenagear heróis e a Sul-Americana, Chape acrescenta estrelas a seu escudo

A primeira estrela faz menção à conquista da Copa Sul-Americana 2016. 

Ela é branca em sinal de paz. Já a segunda estrela no interior é a forma sutil, mas impactante, de eternizar os que dedicavam suas vidas à Chapecoense

Santa Catarina - A maior tragédia da história do futebol e a principal conquista do clube em todos os tempos estão eternizadas no símbolo da Chapecoense a partir desta quinta-feira. O clube anunciou durante a tarde um novo escudo que será utilizado em sua camisa a partir de 2017, com duas estrelas que homenageiam os mortos no acidente de avião na Colômbia e o título da Copa sul-americana.
"Devido a uma fatalidade, entramos para a história. Isso é indiscutível e imutável. Indiscutível, também, é que mesmo cientes de que iniciamos, agora, um novo momento, manteremos a essência. Seguiremos escrevendo a história que vinha sendo traçada, com tanto carinho. Mas não sem eternizaremos - na memória, coração e escudo - o legado de afeto, solidariedade e união. Mais do que isso, o amor e comprometimento que todos os que partiram tinham para com a Chapecoense", explicou o clube.
Chapeacoense irá modificar o seu símboloDivulgação
Um pouco acima do símbolo verde, estará exibida uma estrela branca. De acordo com a Chapecoense, trata-se do tributo à conquista da Sul-Americana deste ano, decretada pela Conmebol após pedido do Atlético Nacional e que confirmou o primeiro título internacional da história da equipe. O clube explicou, também, que a cor branca foi escolhida para representar "a paz encontrada pelos nossos eternos campeões" e "a luz que nos guiará adiante".
A outra referência ao trágico acidente da semana passada é um pouco mais discreta. Dentro do símbolo, mais especificamente na letra "F", da sigla "ACF" de Associação Chapecoense de Futebol, o clube colocou uma pequena estrela verde. Esta, sim, para homenagear de forma clara os mortos que integravam a delegação e que formavam o "futebol" do time catarinense.
Esta é a mais recente homenagem a um clube que perdeu boa parte de seu elenco na madrugada de segunda para terça da semana passada. O avião que levava a Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, na Colômbia, caiu nas cercanias de Medellín e deixou 71 mortos, sendo boa parte deles integrantes da delegação catarinense e profissionais de imprensa do Brasil.

8 de Dezembro - Dia da Família no Brasil

O Dia da Internacional da Família é celebrado no 15 de Maio e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994. No Brasil a data é celebrada em 8 de Dezembro conforme Decreto de Lei n° 52.748, assinado pelo então presidente João Goulart em 1963

A origem do Dia da Família está na necessidade de lembrar importância da família para a sociedade contemporânea, e trazer uma reflexão sobre o papel dela na sociedade e na formação dos seres humanos.
A formação da família
A família pode ser definida como um conjunto de pessoas que possuem algum parentesco e estejam unidas geneticamente por seus ancestrais ou por criação.
Durante muitos anos a família, a nível internacional, era vista como uma estrutura patriarcal, onde todos deveriam respeitar o homem como chefe de família, e a mulher tinha um papel submisso, cuidando da rotina da casa e dos filhos, porém desde a revolução industrial e com as diversas mudanças ocorridas na sociedade, esse papel vem se alterando.
Conceitos de Família
O desejo aliado a necessidade das mulheres poderem ser mais independentes, ter uma carreira equiparada a dos homens e aumentar o seu papel na sociedade, geraram diversas mudanças, uma vez que agora é possível realizar um planejamento mais estruturado da família, unido a um planejamento de estudos e carreira.
Essas mudanças gerarão novos conceitos de família, como por exemplo, o número menor de filhos por casais e também gestações que acontecem mais tarde se comparado com antigamente. Pesquisa recente do IBGE mostra que no cenário nacional a maioria das famílias tem em média de um a dois filhos.
Os desafios da Família na Sociedade Atual
Todos esses fatores contribuíram para as mudanças, porém junto com os avanços vieram também os desafios, no Brasil, por exemplo, ainda existem situações de risco, como a falta de orientação e educação de jovens, bem como certo declínio de valores morais, que acarretam em novas famílias não planejadas.
Essa situação acaba sendo de extrema relevância, pois muitas vezes crianças são geradas sem planejamento e correm o risco de sofrerem consequências da falta de estruturação dos pais, uma vez que a família pode ser considerada como o primeiro contato que a criança tem com o mundo e é parte fundamental do início de seu desenvolvimento, pois ali ela aprenderá como conviver com as pessoas e aceitar as diferenças, seguirá regras existentes, assim como desenvolverá a relação de afeto com outras pessoas.
Outros desafios também merecem especial atenção, como mães solteiras, casais homossexuais, crianças abandonadas que vão para adoção, e necessitam que sejam debatidos abertamente para que haja a possibilidade do desenvolvimento pleno das crianças e essa possa ser capaz de ser tornar um cidadão.
Dia da Família na Escola
O dia da família na escola é um programa instituído pelo Ministério da Educação e Cultura ? 
MEC, celebrado em todo o território nacional em 24 de Abril, e busca trazer os pais e a família para dentro da escola, integrando a sociedade de forma que exista uma maior compreensão do papel da escola e da família na formação das crianças, uma vez que uma não ocorre independente da outra.
Frases e Homenagens para o Dia da Família
Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de natal é a presença de uma família Feliz.?
Mamãe e Papai, obrigado por sempre cuidarem tão bem de mim?
Minha gratidão por vocês jamais poderá ser demonstrada com palavras, mamãe e papai. 
Obrigado por fazerem de mim, a pessoa que sou hoje.?
Mamãe e Papai, se um dia me perguntarem quem são os meus heróis, direi que heróis não existem, mas existem os pais e a família que mais do que tudo são exemplo e mesmo nas dificuldades nos ensinam a ser pessoas melhores?
 A importância da Família
 
Na escola aprendemos que é a família é o nosso primeiro contato com a educação. 
Mesmo tendo ligações de sangue, de amor e de outros vínculos intrínsecos, é dentro de nosso lar que somos preparados para o mundo que está ao nosso redor. 
É o seio da família que pode trazer para o membro uma visão de sucesso e de bom caráter. Como dizem por aí, muitas pessoas podem nos deixar, no entanto, a família sempre estará ao nosso lado.
 
Isso, em certos termos é uma verdade. 
Quantas pessoas não viveram rompimentos afetivos com pessoas que não possuíam uma ligação tão grande? 
Já com a família os laços não são rompidos tão facilmente, é ela a base de uma sociedade, é a primeira lição que um indivíduo pode ter a respeito do mundo que está inserido.
 
E é por ser algo tão importante que o dia 08 de dezembro foi escolhido para ser o dia de uma das maiores instituições humanas. 
A família é algo igual em todos os lugares do mundo e até mesmo no reino animal, a família é algo sagrado e importante para todos os seres vivos. 
É a família que nos dá a sensação de estarmos juntos com alguma coisa no mundo, quando perdemos, nos sentimos só e sem saber exatamente para onde ir, até dar início a nossa própria família.
 
Portanto, neste dia dedicado à família, não deixe de dizer aos membros de sua própria família o quanto são importantes e, também não se esqueça que, apesar dos laços de sangue, trata com pessoas diferentes, que pensam de maneiras diferentes e que possuem defeitos como todo mundo possui. 
Saiba perdoar, saiba dar mais uma chance, mesmo depois de tantas outras, pois a família é formada principalmente pelo amor e nada mais bondoso que o próprio amor.
 
No dia da família, esqueça as diferenças e lembre-se que sem aquela pessoa, a família não estaria completa. Ame enquanto temos tempo para amar.